Ganhadores

TRABALHOS DOS VENCEDORES

Categoria Educadores

 

1ª Colocação

Elton de Andrade Viana e Jane Cristina de Souza

Este trabalho na verdade é um projeto "HENRICÃO IMPRENSA JOVEM - De Olho nas Telas!". Na justificativa os autores discutem sobre o potencial das TIC no âmbito da educação básica tendo como foco o desenvolvimento de uma consciência critica por parte dos educandos. O projeto busca também promover o protagonismo infanto-juvenil através das TIC. A proposta prevê que os estudantes produzam conhecimento referente ao tema "segurança na internet" fazendo uso da própria internet, do celular, do videogame e da televisão. Pretende-se incentivar o jovem a falar sobre ele, do jeito dele, promovendo o auto-cuidado e o protagonismo desde jovem na sociedade como um todo.


2ª Colocação

Danilo Barbosa Ribeiro

Este plano de aula explora o tema: "Segurança na Internet", destacando alguns pontos importantes como por exemplo a privacidade on-line, os riscos nas salas de bate-papo e nas redes sociais, a importância de refletir bem antes da divulgação indiscriminada de informações pessoais e fotos. Trabalhando também a questão da violência e do cyberbullying, pretende estimular o senso crítico dos estudantes com relação aos seus hábitos on-line.

3ª Colocação

Vanessa Cristina Dalpiva, Ana Paula Branco de Camargo Maziero e Laucir Paulo Maziero

Este plano de aula está focado na leitura, interpretação e encenação teatral de uma adaptação da história de "Chapeuzinho Vermelho", destacando o uso seguro da Internet. A livre adaptação faz uma série de paralelos entre o ambiente original da história com os ambientes digitais mais conhecidos pelos alunos para mostrar. Nesta descontraída adaptação a educadora chama a atenção para os perigos e consequências do uso desorientado da Internet, engajando os alunos diretamente na encenação.

4ª Colocação

Agatha Gonçalves

Este trabalho tem o formato de um projeto:"Segurança na Rede". Segundo a autora, o mesmo nasce da necessidade de se debater sobre segurança na rede, visto que as tecnologias estão inseridas em nosso cotidiano e nem sempre recebem a atenção que merecem no âmbito do uso crítico e consciente. O objetivo é provocar a reflexão mais atenta sobre navegação segura e disseminar as dicas para prevenir situações de risco on-line.

5ª Colocação

Fernanda Baldo Rossi

Este plano de aula reflete sobre a utilização ética das tecnologias, propondo a construção de valores na escola e na sociedade, relacionando-se a ética, os valores morais e a cidadania na Internet. A proposta metodológica foca na discussão em sala de aula sobre "ser ético" e na exibição de animações para estimular o debate. É um plano de aula que trabalha com fabulas e sua inter-relação com a ética para conectar estes valores ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

6ª Colocação

Nubia Xavier da Silva

Este trabalho está em formato do projeto socioeducativo: "Enredar-se na net com segurança e ética, a Educação é o grande lance". O projeto busca proporcionar acesso às orientações para prevenção aos crimes virtuais, engajando os educandos em atividades sobre uso seguro da Internet e prevenção à violência sexual. O projeto prevê atividades que integram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental I e II.

7ª Colocação

Angela Ribeiro

Este plano traz atividades para 5 aulas que abordam conceitos básicos de segurança na Internet. A educadora apresenta planos de aulas que tratam da origem da Internet, uso de Salas de bate-papo, construção segura de senhas, cuidado com vírus, responsabilidade nas pesquisas e cópia de conteúdo e uso consciente das redes sociais. As atividades propostas engajam os educandos em reflexões, auto-crítica e auto-cuidado na rede. Ao final, uma pequena avaliação permite um debate sobre os aprendizados e dificuldades no processo.

8ª Colocação

César Luis Theis

Esta proposta de aula tem como objetivo principal analisar o uso responsável da Internet no ambiente de trabalho. A discussão prevista destaca os limites e a necessidade de ética no uso da Internet no espaço de trabalho. Aponta questões relativas à privacidade, vigilância, liberdade e monitoramento. Dialoga sobre as políticas de segurança e a legislação pertinente.

9ª Colocação

Karina Mansur, Maria Regina Soares Alonso e Gustavo Lopes Leitão

O objetivo deste plano de aula é estimular o debate sobre o uso da Internet, propondo uma reflexão sobre os direitos e deveres dos alunos como “cidadãos cibernéticos”. Após uma conversa introdutória sobre os hábitos de uso da Internet, a educadora propôs a discussão de situações de risco para serem representadas em Histórias em Quadrinhos. Os educandos apresentaram seus trabalhos para o grupo e debateram as situações mais emblemáticas.

10ª Colocação

Imaculada Conceição Manhães Marins

A proposta deste plano de aula é estimular a reflexão sobre a importância da Internet na vida das pessoas, a partir da interpretação e criação de um texto poético. A educadora escolheu a letra da música “OffLine”, de Gabriel, O Pensador. Num primeiro momento os educandos ouvem a música, interpretam e discutem sobre a elaboração do texto pelo autor. No segundo momento, os educandos são convidados a criar suas próprias poesias inspirados no tema para aprenderem a expressar suas reflexões também através da construção poética visual e/ou da poética da palavra escrita.

TRABALHOS DOS VENCEDORES

Categoria Estudantes - Aula que gostaria de ter



1ª Colocação

Larissa Vasconcellos da Silva, Jéssica dos Santos Queiroz e Jéssica Mariano Luzia

Vídeo elaborado como base para uma aula elaborada com foco nos alunos do ensino médio, com o tema “Internet – Modernidade, facilidade, responsabilidade”. Os jovens sugerem 10 aulas com Bate-papos, apresentação de vídeos e concursos de vídeos feitos pelos alunos, com retorno de premiações e visibilidade pública para os participantes. Confira o vídeo:



2ª Colocação

Carolina Hofmann, Vareli Andressa Bevilaqua

Neste plano de aula as alunas discutem o tema “Benefícios e Malefícios da Internet”, utilizando slides e vídeos para promover o debate. Os estudantes do Ensino Médio são o publico alvo da proposta.

Veja os Slides



3ª Colocação

Vanessa Cristina Dalpiva, Ana Paula Branco de Camargo Maziero e Laucir Paulo Maziero

Este plano de aula está focado na leitura, interpretação e encenação teatral de uma adaptação da história de "Chapeuzinho Vermelho", destacando o uso seguro da Internet. A livre adaptação faz uma série de paralelos entre o ambiente original da história com os ambientes digitais mais conhecidos pelos alunos para mostrar. Nesta descontraída adaptação a educadora chama a atenção para os perigos e consequências do uso desorientado da Internet, engajando os alunos diretamente na encenação.

4ª Colocação

Marina Paz Almeida e Gabriela Zotti

Com público-alvo de alunos de 14 a 20 anos, esta aula promete tratar do tema “Ciberviciado – Vício em Internet”. A partir da leitura de dois depoimentos de ciberviciados, a sugestão é que se discuta o tema e que, a partir da discussão, os alunos possam produzir material textual, slides e cartazes.

5ª Colocação

Isabel Cristinne Figueira Sanche Carvalho e Vinícius de Oliveira Esteves Pinto

Com o tema “Internet – Modernidade, facilidade, responsabilidade”, a dupla fez vídeos para incitar o debate na escola. Aliando os vídeos à página da Safernet, a intenção é que os alunos se conscientizem e multipliquem seus conhecimentos acerca do tema ao produzir campanhas com dicas de navegação segura. Confira o vídeo:



TRABALHOS DOS VENCEDORES

Categoria Estudantes - Minidicas Safetweets



1ª Colocação

Ana Carolina Quadros

Dica 01

#internÉtica A internet amplia as fronteiras do seu conhecimento, basta você saber que fronteiras tem limites;

Dica 02

#internÉtica A internet é o meio de comunicação mais democrático dos últimos tempos, perante ela todos somos iguais;

Dica 03

#internÉtica Sua segurança se perde em um click mal pensado;

Dica 04

#internÉtica Consciente é aquele que navega com cibercidadania ele respeita e é respeitado;

Dica 05

#internÉtica Navegador consciente é aquele que sabe dividir seu tempo em se divertir, estudar e aprender.


2ª Colocação

Jéssica dos Santos Queiroz

Dica 01

Pela segurança de todos: #internÉtica sempre!!!

Dica 02

#internÉtica: caminho para uma navegação segura.

Dica 03

A #internÉtica dá a dica: Net para o mal, isso não é legal!

Dica 04

#internÉtica.Basta saber usar para não se prejudicar.

Dica 05

dicas da #internÉtica: não prejudique o próximo. Um dia o próximo pode ser você!


3ª Colocação

Rafael Alves Monteiro

Dica 01

#internÉtica Antes de começar a acessar a Internet, planeje o que irá fazer, para não perder tempo.

Dica 02

#internÉtica Saiba priorizar as informações necessárias para o que você está procurando, se não irá se perder completamente no caminho.

Dica 03

#internÉtica Deixe a diversão da internet para depois das obrigações que lhe foram confiadas, para depois vir a alegria e a descontração.

Dica 04

#internÉtica Não acesse sites que lhe pedem informações pessoais,se for comprar on-line informe-se sobre o site, a sua reputação e etc.

Dica 05

#internÉtica Lembre-se sempre que assim como na vida, na internet tudo pode, só não deve. Tenha sempre ética no que faz no cyber espaço.