Dia da Internet Segura Comissão Européia INHOPE / INSAFE SaferNet

Seja a mudança: unidos para uma Internet mais positiva

Cadastre sua Atividade

facebook.com/safernetbr twitter.com/safernet instagram.com/safernetbr youtube.com/Safernet

Guia de ação

Seja a mudanca para uma internet mais positiva

Todos os anos, organizações do mundo inteiro ligadas a internet, direitos humanos, educação, apoio e proteção se reúnem para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura. No Brasil, a Safernet, com a parceria da Inhope / Insafe, é a instituição que organiza este dia com o objetivo de celebrar um trabalho de conscientização que nunca para.

Cada nova pessoa impactada e envolvida é um potencial multiplicador de uma internet mais positiva. E é por isso que no Dia Mundial da Internet Segura vamos mobilizar cada vez mais gente!

Você é nosso convidado para fazer esta corrente crescer cada vez mais.

Você pode participar envolvendo sua Escola / Empresa / Instituição ou como Voluntário(a) / Coletivo.

Veja como participar

Na escola / instituição / coletivo

  • Coloque o assunto em pauta
  • Convide um grupo de alunos/colegas/coletivos a participar.
  • Defina o tipo de atividade e mobilize seu público

Atividades presenciais / Materiais de Apoio / Atividades Online


Atividades presenciais

Vídeo-debate

Selecionamos alguns vídeos que podem inspirar bons debates ou provocar a reflexão sobre alguns tópicos de segurança online. Veja mais vídeos no nosso canal do Youtube. Criar novas peças em vídeo fruto dos debates pode ser uma ação derivada com a #SID2023.

Sextorsão

Confira o vídeo e os materiais de apoio que podem gerar uma discussão sobre esta nova forma de violência online. Sextorsão é a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo - ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira. Em todas as situações, a divulgação de imagens íntimas sem autorização passou a ser crime no Brasil pelo novo art. 218-C do Código Penal.

Checagem de notícias (plano de aula)

Plano de aula gratuito traduzido pela Agência Pública para o Dia Internacional do Fact-Cheking. Com tantos desafios para diferenciar as notícias falsas e as informações de qualidade na rede, precisamos estimular a habilidade de checagem e de pesquisa criteriosa na Internet. Este plano de aula é um ótimo caminho.

Checagem de notícias (jogo)

Além do plano de aula, confira o jogo "Cheque isso!" idealizado e elaborado pela organização italiana Factcheckers.it para a IFCN (International Fact-Checking Network). O jogo permitirá a estudantes de ensino médio aprender a checar fatos de maneira divertida e didática. O material foi traduzido para o português pelo Aos Fatos, em cooperação com a Agência Pública, em comemoração ao Dia Internacional da Checagem. Confira.

A Web Que Queremos

Atividades sobre cidadania, segurança e o futuro da Internet. Escolha uma das atividades do guia A Web Que Queremos e desenvolva com os alunos. As atividades são independentes e os educadores podem eleger por onde começar.

Planos de Aula

Planos de aula para educadores e para os alunos.

Debater sobre notícias falsas em sala de aula

Material da Revista Nova Escola sobre letramento midiático e cidadania digital conectado com as competências da Base Nacional Comum Curricular.

Produção de Audiovisual

Estimule a criação de novas peças de sensibilização sobre temas de interesse do grupo com os colegas/parceiros/alunos. Vídeos, animações, fanzines ou cartazes para mobilização sobre um os temas relacionados à segurança na Internet, com foco na educação para uso crítico a mídia e combate à desinformação.

Campanhas Internas

Elaboração de campanha interna na instituição para sensibilização dos colaboradores e/ou alunos. Neste ano sugerimos ações que estimulem o uso crítico das mídias, checagem de notícias e enfrentamento à desinformação. Veja os materiais das agências de checagem de notícias. Para as escolas, há uma versão com jogo e planos de aula que ajudam a mobilizar diferentes perfis de alunos e até pais.

Atividade para Mobilização de Alunos

Plano de ação com roteiro de atividades e estímulos para possibilitar uma discussão mais aprofundada sobre como contribuir para uma internet mais positiva.

Materiais de Apoio

Atividades Online


Cadastre sua atividade

colaboraram para a realização do SID © SaferNet Brasil seja nosso parceiro, faça um doação, entre em contato