Dia da Internet Segura Comissão Européia INHOPE / INSAFE SaferNet

Seja a mudança: unidos para uma Internet mais positiva

Cadastre sua Atividade

facebook.com/safernetbr twitter.com/safernet instagram.com/safernetbr youtube.com/Safernet

Mais brasileiros seguros online com o Google #MaisSeguroComOGoogle

Por mais de 20 anos, O Google protege os brasileiros contra ameaças de cibersegurança. Desde o combate ao phishing até a proteção de sites, seguimos desenvolvendo tecnologias que tornam a internet mais segura para todos. Explore em g.co/CentralDeSeguranca

Proteja-se contra malwares #MaisSeguroComOGoogle

Conforme as ameaças de malwares aumentam, a Navegação Segura do Google protege mais de 5 bilhões de dispositivos no mundo todo, exibindo avisos aos usuários quando eles tentam acessar sites duvidosos ou baixar arquivos perigosos. Explore em g.co/CentralDeSeguranca

#ainternetqueagentefaz

Papo especial com @alok sobre a relação entre internet e bem-estar. Bora refletir sobre nossa rotina online? #ainternetqueagentefaz!

Autocuidado e saúde emocional

Será que estamos explorando as oportunidades que a internet nos dá ou estamos deixando ela nos distanciar de nós mesmos? Estar conectado não deve ser motivo de angústia ou ansiedade. E é por isso que escolhemos esse tema para encerrar a série Cidadão Digital neste ano tão difícil e transformador. Porque falar em autocuidado, bem-estar e saúde mental nas redes também é cidadania digital.

Mais seguro com o Google

Mais Seguro com o Google - Fique mais protegido com uma rápida verificação de segurança em g.co/VerificacaoDeSeguranca. E para saber mais não deixe de acessar a Segurança do Google em g.co/CentralDeSeguranca.

Desinformação

#Desinformação é assunto sério, ainda mais quando envolve nossa saúde, né? Na pandemia e fora dela, todo mundo pode fazer um pouquinho para criarmos um ambiente online onde a gente se informa mais e se desinforma menos.

#BoraVotar

A nova campanha da Justiça Eleitoral incentiva o voto não obrigatório da população jovem nas Eleições 2022. Quem completa 16 anos até 2 de outubro de 2022 pode tirar o título de eleitor pela Internet, no sistema Título Net do TSE ou acessando o site do TRE do seu estado, e fazer a diferença para o futuro do Brasil.

Hábitos ao Celular (Luz da Tela) - #TemHoraPraTudo

Uma campanha do Portal Dialogando e da Vivo para o uso consciente da tecnologia.

Hábitos ao Celular (Refeições) - #TemHoraPraTudo

Uma campanha do Portal Dialogando e da Vivo para o uso consciente da tecnologia.

Hábitos ao Celular (Som Alto) - #TemHoraPraTudo

Uma campanha do Portal Dialogando e da Vivo para o uso consciente da tecnologia.

Privacidade e Reputação

A Internet sabe muita coisa de você. Mas o que a gente pode fazer garantir nossa privacidade, hein? No primeiro vídeo da série do programa Cidadão Digital, a gente fala sobre como você tem um papel importante na sua própria segurança digital. No primeiro vídeo da série com os embaixadores do programa Cidadão Digital, Haide Sousa (Maranhão) dá a letra sobre segurança na internet.

Bullying

Bullying, brincadeira e trollagem são a mesma coisa? Spoiler: não. E a gente explica por quê. No terceiro episódio da série Cidadão Digital, o assunto é como o bullying precisa ser encarado como o que ele de fato é: uma violência.

Vazamento de imagens íntimas

Quem tem culpa quando uma nude vaza? Já repararam que quando algum dado pessoal vaza todo mundo concorda que a responsabilidade é de quem vazou? Então por que não rola o mesmo tratamento quando uma menina tem uma nude compartilhada sem autorização? No segundo episódio da série Cidadão Digital, a gente fala sobre violência contra as meninas na rede.

Gerencie seu tempo no Tik Tok

Controle quanto tempo quer gastar no Tik Tok. Entre em "Configurações > Bem-estar digital no seu Tik Tok.

Tik Tok - Ferramentas para as famílias

O recurso de Sincronização Familiar ajuda pais e responsáveis a orientarem a experiência de navegação dos adolescentes com controles sobre pesquisa de conteúdos e usuários, tempo de uso do aplicativo, mensagens e comentários. Mais informações aqui.

#ÉdaMinhaConta acabar com o Bullying, com Xuxa Meneguel

Episódios incríveis da série #ÉDaMinhaConta realizada pelo Instagram e pela SaferNet com @xuxamenegheloficial. Conversas emocionantes com sobre racismo, homofobia, respeito e muita superação. Todos estão disponíveis no IGTV e podem gerar ótimos debates com maiores de 13 anos.

TSE FakeNews

Você sabe o que são fake news ou notícias falsas? Sabe como se proteger delas? Não podemos deixar que nossa democracia seja contaminada por elas. Série de vídeos do TSE para conscientização sobre desinformação.

QUANDO UMA IMAGEM VIRA PESADELO - Parte I

O MP On é um programa do Ministério Público do RS voltado à promoção de educação digital. A campanha, desenvolvida pelo Ministério Público do RS numa parceira entre o Gabinete de Comunicação, Promotores de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, CAOIJEFAM e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem como objetivo a prevenção à postagem e ao compartilhamento de imagens íntimas de crianças e adolescentes.

QUANDO UMA IMAGEM VIRA PESADELO - Parte II

O MP On é um programa do Ministério Público do RS voltado à promoção de educação digital. A segunda parte da campanha campanha, desenvolvida pelo Ministério Público do RS numa parceira entre o Gabinete de Comunicação, Promotores de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, CAOIJEFAM e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem como objetivo destacar a responsabilização e reprovação social de quem compartilha imagens sem autorização.

TSE - Eleições 2020

Cidadania digital também é saber usar as informações online para participar na democracia. Esta série de vídeos do TSE ajuda a ensinar esclarecer dúvidas sobre eleições e esta etapa importante da vida democrática.

Helpline Brasil

Conheça o Canal de Ajuda da SaferNet disponível por e-mail e chat para oferecer orientações sobre violações de direitos humanos on-line.

O que é sextorsão?

A sextorsão acontece quando alguém ameaça divulgar um nude para forçar a vítima a fazer alguma coisa. É uma situação horrível, preocupante e que faz a vítima se sentir muito sozinha. Mas a gente vai começar a falar sobre isso. Esse vídeo ajuda a informar sobre o assunto.

Pode falar - Unicef

O “Pode Falar” é um canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, em parceria com diversas organizações da sociedade civil e empresas com experiência no tema. O site traz manuais de autocuidado, autotestes, vídeos, conversas com especialistas, dicas de jovens sobre como superaram situações difíceis e o serviço de atendimento individual.

Como responder à discriminação contra mulheres?

Vídeo com dicas sobre como enfrentar estas violências com contranarrativas, dados e informação sobre canais de denúncia.

Você defende os Direitos Humanos?

Você realmente sabe o que são Direitos Humanos? (SPOILER: Tem tudo a ver com você ;)) Vídeo da SaferNet para celebrar o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Privacidade na Era Digital

O Dialogando reuniu especialistas em segurança digital, sociologia e privacidade de dados para debater as causas e consequências de posturas inadequadas on-line. No encontro também foram discutidos os novos conceitos de privacidade. Clique para saber mais!

#TemHoraPraTudo

Todas as suas conexões são importantes. / E merecem ser vividas por inteiro. / Mas quando a gente tenta abraçar tudo ao mesmo tempo, não vivemos nada 100%./ Porque tem hora pra publicar./E hora só pra namorar./Tem hora pro grupo de família./ Tem hora pro almoço de família./ E por aí vai. /Só conseguimos viver tudo,/quando vivemos uma coisa de cada vez. #temhorapratudo. Clique para saber mais!

#ChamaPraConversa

Quatro Youtubers bem diferentes mostram que dá, sim, para ter conversas respeitosas sobre temas difíceis na internet. E a gente quer que mais pessoas venham para esse papo. Quer participar? Se você tem entre 16 e 25 anos, valoriza a diversidade e tem a cabeça cheia de ideias para criar conteúdo que valorize respeito e estimule boas conversas na internet, conheça e venha para o #SaferLab: http://saferlab.org.br/

Cyberbullying (Band)

Campanha para alertar sobre o Cyberbullying realizada pela Bandeirantes Televisão para o Ministério Público Federal em São Paulo em cooperação com a SaferNet Brasil em 2017. Foi vítima e precisa de ajuda? Acesse: www.canaldeajuda.org.br

Nudes

Intimidade só se compartilha se for consentida. Então, não entra nessa roubada de zoar sem limites. E mais: Se você vir alguém sofrendo sexting, diga algo! Você pode ajudar a quebrar essa corrente de humilhação.

Gerenciar sua reputação on-line

Vídeo do Google for Education com orientações práticas sobre privacidade e reputação on-line.

Denuncie

Cidadãos digitais enfrentam riscos on-line e podem até tropeçar em imagens ou vídeos que violam Direitos Humanos. A realidade é que nenhum de vocês está impotente e como membro da comunidade on-line, você terá a escolha de recuperar o controle, fazendo a coisa certa e denunciar o que você acredita ser ilegal. Denuncie, não ignore!

Mensagem do TAS

Marcelo Tas apoia campanha do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Você curte a Internet? Você joga online, estuda, trabalha e se diverte na rede? Veja as dicas do Tas para manter-se sempre seguro e navegar com responsabilidade.

Privacidade

É bacana contarmos um pouco de nossas vidas nas redes, falarmos sobre como ela é interessante, mostrarmos fotos daquela viagem irada, né? Mas, já parou pra pensar se publicar tantos detalhes do seu dia a dia não pode ser prejudicial para você?

Diga NÃO ao preconceito

A falsa sensação de impunidade ou de anonimato na rede leva muita gente a ter demonstrações explícitas de preconceito e intolerância, achando que vai ficar por isso mesmo. Não entra nessa, é a maior roubada!

Carnaval

Nesse carnaval, se beber não dirija. E pense bem no que vai postar.

Suas mãos podem mudar histórias

O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que permite que qualquer pessoa se engaje na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações de direitos. As denúncias são encaminhadas diretamente para o Disque 100.

Nudes - MTV Brasil

Por que mulheres tem nudes compartilhados sem autorização? A pergunta pode parecer simples, mas o problema é sério. Confira o vídeo da campanha #pqmulheres da MTV Brasil feita com apoio da SaferNet. Foi vítima? Acessa www.helpline.org.br

Porno de vingança - MTV Brasil

Popularmente conhecida como vingança pornô, essa não é a melhor palavra para definir o problema, mas a pergunta é importante: por que mulheres sofrem com ameaça e chantagem de publicação de imagens íntimas quando o relacionamento acaba? Vídeo da campanha #pqmulheres da MTV Brasil feita com apoio da SaferNet. Foi vítima? Acessa www.helpline.org.br

Cyberbulying - MTV Brasil

Por que mulheres são mais alvo de intimidação e ameaça na Internet? É por questões como essa que a Safernet Brasil está junto com a MTV Brasill na campanha #pqmulheres.

colaboraram para a realização do SID © SaferNet Brasil seja nosso parceiro, faça um doação, entre em contato