SaferNet


Software Livre

A SaferNet Brasil compartilha da ideologia da rede de Software Livre, que defende a liberdade do usuário para executar, distribuir, modificar e repassar as alterações, sem depender de permissão do autor do programa. Para nós é fundamental ter o direito de conhecer plenamente o funcionamento de cada programa utilizado. O sistema operacional GNU/Linux é o conjunto de Softwares Livres mais conhecido.

Ao utilizar um Software Livre (ao invés de um Software Proprietário)são asseguradas ao usuário 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo;
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Para que o usuário possa usufruir de algumas dessas liberdades (como a liberdade de estudar o programa e a liberdade de modificá-lo), é necessário acesso ao código-fonte.

Código-fonte é uma das etapas da criação de um programa de computador. É nele onde o programador escreve, passo a passo, as instruções que o software deverá executar. O importante é que, no código-fonte, essas instruções estão escritas de forma que os seres humanos possam compreender, enquanto que o arquivo executável (o programa em si) não pode ser compreendido pelas pessoas, por estar em linguagem binária. Os distribuidores de software não-livre entregam ao usuário apenas o executável, impedindo o usuário de estudar como o programa funciona e modificá-lo.

Note que em nenhum dos itens se fala de preços ou custos. É um erro comum achar que Software Livre é software gratuito, ou que um software gratuito também é livre; as duas coisas podem não ser verdade. É verdade, sim, que a maioria dos Softwares Livres é distribuída gratuitamente, mas essa é uma conseqüência esperada da terceira e da quarta liberdades, que permitem distribuir o programa com ou sem modificações, sem restrições. Mas a gratuidade não está no conceito da liberdade do software.

O Software Livre pode ser usado em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.

Benefícios para os usuários:

  • Poder utilizar o software para qualquer finalidade;
  • Ter acesso ao código fonte e poder modificá-lo, sem restrições;
  • Poder copiá-lo e executá-lo em quantas máquinas desejar (o software proprietário, em geral, impõe restrições quanto a isso);
  • Poder distribuí-lo;
  • Contar com estabilidade, seguranças, e correções de falhas de forma ágil;
  • Ter o computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo;
  • Não depender das restrições impostas pelas licenças de softwares proprietários e de preços abusivos das novas versões;
  • Não depender de apenas um fornecedor;
  • Ficar livre da pirataria e ter todo o seu software legalizado;
  • Incentivar o desenvolvimento de tecnologia local;
  • Interagir e compartilhar soluções com comunidades, sejam físicas ou virtuais;
  • Lutar contra o monopólio de grandes corporações que tentam se apropriar do conhecimento intelectual coletivo para benefício privado.

Para a SaferNet Brasil, utilizar Software Livre é a única maneira de assegurar a continuidade dos programas utilizados, garantir que os programas poderão ser adaptados às necessidades particulares da organização, e ter certeza que o programa faz aquilo que esperamos que ele faça, sem rotinas desconhecidas ou comportamentos inesperados.

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5