Esta é nossa área destinada a orientar e esclarecer algumas duvidas sobre:

CIBERBULLYING (INTIMIDAÇÃO NA INTERNET)

VOCÊ SABE O QUE É CIBERBULLYING?

O ciberbullying, assim como o bullying, é também uma forma de violência. A diferença é que acontece no espaço da Internet. Nessas situações, é necessário ter cuidados, pois pode causar sofrimento para quem está passando por isso. Crianças e adolecentes podem usar celulares, câmeras fotográficas, Internet e redes sociais (como Facebook, Orkut e etc.) para divulgar conteúdos que ofendem, humilham e ameaçam as outras com fotos, vídeos ou comentários violentos, causando vergonha e intimidação.

Ciberbullying não é brincadeira, porque só existe brincadeira quando todos os envolvidos se divertem. Quando uns se divertem e outros sofrem e são maltratados, então é preciso que os adultos saibam o que está acontecendo e possam ajudar as crianças a resolver essa situação.

O QUE FAZER QUANDO ESTOU PASSANDO POR ISSO?

É importante entender que o ciberbullying não é uma "brincadeirinha" e pode trazer problemas para quem sofre a agressão e para quem faz, pois a pessoa que realiza também pode estar passando por dificuldades. Além disso, é necessário que você entenda que não é culpado(a) e receba ajuda dos seus familiares, professores e amigos. Dessa forma, você poderá se sentir mais confiante para encarar esse problema. Aqui no Helpline BR você pode conversar sobre isto com uma equipe de Psicólog@s. Fique tranquilo que a conversa é sempre mantida em segredo para sua proteção.

Em nossa cartilha em quadrinhos, você encontra dicas e orientações para esse tipo de situação:

COMO EU POSSO DENUNCIAR O CIBERBULLYING?

Ciberbullying pode ser denunciado e os responsáveis podem ser punidos, porém é importante pensar que talvez a criança ou adolescente que postou esse conteúdo de insultos e humilhações também podem estar passando por alguma dificuldade, e que precisa de orientações para que não faça mais isso com outro colega. O melhor é resolver com educação e não com punição.

Quando os envolvidos são crianças ou adolescentes, os pais e/ou responsáveis de confiança precisam ser informados para ajudar você a resolver esse problema. A escola pode ajudar a prevenir com ações educativas, como palestras e grupos, para que se promova o respeito na comunidade escolar. Você também pode ajudar, divulgando este site e as dicas de nossa cartilha para seus amigos e professores.

É importante que a escola, a família e os amigos, que sabem do ciberbullying, discutam  sobre o tema e ajudem a parar esta violência que você sofreu, resolvendo a situação o mais rápido possível. Ao te ajudar, eles também estão evitando que isso aconteça com outras crianças e adolescentes.

Quando você não sabe quem praticou o ciberbullying e/ou não há espaço para resolver o problema conversando na escola ou na turma, você deve ir com um adulto de confiança ao Conselho Tutelar, Ministério Público ou Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa. Lá seus pais e/ou responsáveis poderão relatar a situação e ajudar a resolvê-la.

Voltar ao topoVoltar ao topo

SEXTING (SEXUALIDADE NA INTERNET)

O QUE É?

Sexting é uma forma de expressar a sexualidade, na qual adolescentes e jovens usam a Internet e seus aparelhos celulares para produzir e publicar fotos sensuais de seus corpos (nus ou quase nus). Envolve também a troca de mensagens de texto eróticas, com convites e brincadeiras sexuais entre namorados(as), pretendentes e/ou amigos(as).

Sexualidade e sexo não são a mesma coisa! Sexo é uma das expressões da sexualidade já amadurecida, que envolve a escolha de um(a) parceiro(a) e que pode acontecer a partir do desenvolvimento para um corpo adulto, quando já conquistada certa segurança emocional.

Já a sexualidade está presente em todos os momentos do nosso desenvolvimento, mas com características diferentes em cada etapa da vida. A sexualidade na criança, por exemplo, é muito diferente da sexualidade no adulto.

É interessante conversar com uma pessoa adulta em quem você confia e se sinta bem para tirar dúvidas sobre sua sexualidade. Talvez alguns adultos não se sintam à vontade em falar sobre esse assunto, mas é necessário mostrar a eles o quanto essa ajuda pode ser importante para que você se sinta mais seguro(a), confiante e possa se desenvolver com responsabilidade.

NO AMBIENTE VIRTUAL...

Em muitos casos, a descoberta da sexualidade na adolescência conta com a ajuda de amigos nas redes sociais (como por exemplo Orkut, Facebook e Twitter), de respostas obtidas nos buscadores (como o Google por exemplo) e de conversas íntimas feitas com conhecidos virtuais. Isso pode ser interessante, desde que haja sempre orientação e diálogo com pais, professores e/ou adultos de confiança, pois isso permite uma descoberta responsável e segura. As informações que buscamos na Internet não substituem os conhecimentos positivos que um diálogo com um adulto pode trazer. E lembre-se: nem todos são amigos na rede!

A sensação de estar anônimo através da tecnologia (Internet, celular, etc) pode fazer com que as pessoas tenham menos vergonha em falar algumas coisas ou em se mostrar um pouco mais. Mas nem sempre quem está do outro lado da tela é quem pensamos ser... Por isso, é importante ter muito cuidado ao postar algo na rede.Você colocaria fotos íntimas no mural da escola ou sairia distribuindo essas fotos por um shopping center? E por que então fazer isso na Internet, espaço que também é público? O que publicamos na Internet pode circular muito além do que imaginamos num piscar de olhos!

Ainda que fotos, vídeos e textos mais íntimos sejam enviados apenas para pessoas próximas, você deve pensar direito antes de mostrar a alguém coisas que você não gostaria que todos pudessem ver. Alguém pode guardar isso e usar para te prejudicar. Pense bem antes de gravar! Pense bem antes de publicar!

Você convidaria um estranho para entrar em sua casa? E por que então usar a webcam com pessoas que você não conhece? Mesmo com pessoas conhecidas, é interessante ter cuidado com o que vai mostrar, pois as imagens podem ser gravadas e usadas de forma mal intencionada, hoje, amanhã e daqui há muitos anos também.

O QUE FAZER EM SITUAÇÕES DE RISCO?

Se você ou algum conhecido publicou alguma foto íntima e se arrependeu, busque ajuda de um adulto de confiança o quanto antes para poder se proteger. Se alguém publicou fotos suas sem sua autorização ou se você foi forçado(a) a fazer algo que não queria, mais importante ainda buscar ajuda. Todos podem cometer erro, mas não podemos deixar o erro se repetir ou se tornar um problema ainda maior ignorando ou não pedindo ajuda. Você tem o direito de manter sua imagem e interromper maus usos que fizerem dela.  Aqui no Helpline BR você pode conversar sobre isto com uma equipe de Psicólog@s. Fique tranquilo que a conversa é sempre mantida em segredo para sua proteção. Em nossa cartilha em quadrinhos, você encontra dicas e orientações para esse tipo de situação:

Saiba que é crime produzir, guardar, vender ou publicar fotografias com cenas de sexo ou do corpo sem roupa com intenções sexuais envolvendo crianças e adolescentes, seja qual for o meio de comunicação, inclusive a Internet. Por isso, se você vir alguma imagem ou vídeo deste tipo na rede, conte a seus pais ou responsáveis por você, para que eles denunciem!
Se as fotos ou vídeos estiverem em sites ou perfis abertos, denuncie através do endereço http://www.safernet.org.br/site/denunciar.

Se não for algo que pode ser acessado por qualquer pessoa (como por exemplo, e-mail, P2P, páginas privadas ou bloqueadas), chame um adulto de confiança, preservem todas as provas e peça para que ele procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima de onde você mora. Se houver alguma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos em sua cidade, é interessante registrar a ocorrência lá.Confira neste link se em sua cidade existe alguma: http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias.

Caso queira ter mais orientações, entre em nosso canal de atendimento e converse conosco!

Se alguém está te forçando a fazer ou enviar imagens sem roupa ou em cenas de sexo, não tenha medo de dizer "não" para esta pessoa e de contar a seus pais ou a algum adulto de confiança, para que eles possam te proteger e denunciar este crime!

Lembre-se de que é muito importante ter cuidado com os encontros marcados com pessoas que você conhece apenas virtualmente. Nem sempre as pessoas são quem pensamos ser... Por isso, caso queira realmente conhecer um(a) amigo(a), peça para que um adulto de confiança vá com você, marque em um lugar público e avise a seus pais ou responsáveis aonde você está indo. Infelizmente existe gente mal intencionada, que se faz passar por quem não é para fazer mal e machucar crianças e adolescentes. Ficando atento(a) a essas dicas, você evita vacilos e pode aproveitar as coisas incríveis e divertidas que a Internet pode oferecer. Aproveite!

Voltar ao topoVoltar ao topo

USO EXAGERADO DA INTERNET          

O QUE É?

Cada vez mais boa parte da nossas atividades acontece on-line. A gente estuda, ouve música, assiste filme, joga, namora, se diverte e se comunica na Internet, seja pelo computador, celular, videogame ou tablet. Para ficar apenas com a parte boa das tecnologias, precisamos saber usar com responsabilidades e limites para não prejudicar nossa saúde nem nossos estudos.

Quando todo o tempo livre que tem é usado para ficar on-line ou jogando e você não consegue parar e se desconectar, nem fazer outras atividades, como estudar, ir ao cinema, fazer um esporte e conversar pessoalmente com os amigos, então é hora de pensar: será que o prazer de usar a Internet virou um vício? Estou mais ganhando ou perdendo coisas ao ficar tanto tempo conectado?

Para saber reconhecer o limite do uso da Internet, é preciso estar atento a 4 características importantes:

  - Usa muito tempo seguido, deixando de dormir mais para ficar conectado até tarde da noite;

  - Não consegue controlar o uso, você só pensa em continuar conectado e quando não está, só pensa na hora em que vai poder usar;

  - Esse uso pode ser prazeroso, mas se torna repetitivo; você pode ficar horas e horas, por exemplo, num mesmo jogo, dias seguidos fazendo a mesma coisa. Seu uso fica pouco criativo;

  - Deixa tudo de lado para só ficar conectado ou jogando, deixando amigos e outras atividades sempre para depois.

O QUE FAZER?

A Safernet Brasil perguntou aos jovens se eles passam muitas horas conectados. 55% acham que usam a Internet tempo demais e 22% dizem que não imaginam a vida sem Internet (Safernet Brasil, 2008). Isso quer dizer que a Internet veio para ficar e é muito difícil viver sem ela.

 

Acontece que, quando se exagera no uso da Internet, isso atrapalha outras atividades que também são importantes e pode prejudicar nossa saúde, especialmente nossos olhos, nossa postura e nossos músculos.

 

É preciso prestar atenção para saber se sua vida on-line está atrapalhando sua vida off-line.

Observe alguns desses sinais:

  - Queda das notas e dificuldade de concentração na escola;

  - Diminui o tempo que passa dormindo, demora para querer dormir;

  - Não consegue cumprir rotina como hora de comer, estudar, tomar banho, arrumar o quarto;

  - Dificuldade em controlar, diminuir ou interromper o tempo que fica conectado;

  - Sente irritação e ansiedade quando não pode ficar conectado.

Pare e se pergunte: Como estou usando meu tempo livre? Se a resposta é “todo na frente do computador”, é nessa hora que será preciso pedir ajuda. Muitas vezes, estamos tristes e sofrendo e esperamos que com o tempo melhore. Nessas horas, vale a pena procurar alguém em quem confie para desabafar. É legal também contar com a ajuda de um profissional que pode ajudar a descobrir o que está deixando você triste. Aqui no Helpline BR você pode conversar sobre isto com uma equipe de Psicólog@s. Fique tranquilo que a conversa é sempre mantida em segredo para sua proteção.

COMO PREVENIR?

É muito importante fazer coisas divertidas e prazerosas como passear, conhecer lugares novos, praticar um esporte, ir ao cinema, encontrar amigos numa festa ou em outros lugares que costumam ir, como shopping, clube, praia e etc. Muitas vezes deixamos de fazer coisas como essas e esquecemos o quanto elas são importantes. Namorar e encontrar amigos pela Internet pode ser legal, mas não substitui andar de mãos dadas ou receber abraços e beijos, ver um sorriso de perto e perceber o olhar carinhoso dos nossos amigos. Em nossa cartilha em quadrinhos, você encontra dicas e orientações para esse tipo de situação:

A melhor maneira de crescer com saúde é aproveitar a diversidade da vida, passar por diferentes experiências e aprender com elas. A Internet pode ser mais um lugar legal de viver, mas não o único e exclusivo lugar para ser feliz. Regras e limites podem ser chatos, mas é fundamental quando estamos crescendo. É muito importante combinar com os pais ou responsáveis as regras e limites para o uso da Internet. Separe sempre parte do seu tempo livre para fazer outras atividades que goste no mundo off-line. Você não vai se arrepender! Lembre que a Internet dificilmente vai acabar, mas sua infância e sua adolescência certamente vão passar. Aproveite cada fase!

Voltar ao topoVoltar ao topo