Dia da Internet Segura Comissão Européia INHOPE / INSAFE SaferNet

Seja a mudança: unidos para uma Internet mais positiva

Cadastre sua Atividade

facebook.com/safernetbr twitter.com/safernet instagram.com/safernetbr youtube.com/Safernet

Privacidade e Reputação

A Internet sabe muita coisa de você. Mas o que a gente pode fazer garantir nossa privacidade, hein? No primeiro vídeo da série do programa Cidadão Digital, a gente fala sobre como você tem um papel importante na sua própria segurança digital. No primeiro vídeo da série com os embaixadores do programa Cidadão Digital, Haide Sousa (Maranhão) dá a letra sobre segurança na internet.

Mais seguro com o Google

Mais Seguro com o Google - Fique mais protegido com uma rápida verificação de segurança em g.co/VerificacaoDeSeguranca. E para saber mais não deixe de acessar a Segurança do Google em g.co/CentralDeSeguranca.

Bullying

Bullying, brincadeira e trollagem são a mesma coisa? Spoiler: não. E a gente explica por quê. No terceiro episódio da série Cidadão Digital, o assunto é como o bullying precisa ser encarado como o que ele de fato é: uma violência.

Vazamento de imagens íntimas

Quem tem culpa quando uma nude vaza? Já repararam que quando algum dado pessoal vaza todo mundo concorda que a responsabilidade é de quem vazou? Então por que não rola o mesmo tratamento quando uma menina tem uma nude compartilhada sem autorização? No segundo episódio da série Cidadão Digital, a gente fala sobre violência contra as meninas na rede.

Gerencie seu tempo no Tik Tok

Controle quanto tempo quer gastar no Tik Tok. Entre em "Configurações > Bem-estar digital no seu Tik Tok.

Tik Tok - Ferramentas para as famílias

O recurso de Sincronização Familiar ajuda pais e responsáveis a orientarem a experiência de navegação dos adolescentes com controles sobre pesquisa de conteúdos e usuários, tempo de uso do aplicativo, mensagens e comentários. Mais informações aqui.

#ÉdaMinhaConta acabar com o Bullying, com Xuxa Meneguel

Episódios incríveis da série #ÉDaMinhaConta realizada pelo Instagram e pela SaferNet com @xuxamenegheloficial. Conversas emocionantes com sobre racismo, homofobia, respeito e muita superação. Todos estão disponíveis no IGTV e podem gerar ótimos debates com maiores de 13 anos.

TSE FakeNews

Você sabe o que são fake news ou notícias falsas? Sabe como se proteger delas? Não podemos deixar que nossa democracia seja contaminada por elas. Série de vídeos do TSE para conscientização sobre desinformação.

TSE - Eleições 2020

Cidadania digital também é saber usar as informações online para participar na democracia. Esta série de vídeos do TSE ajuda a ensinar esclarecer dúvidas sobre eleições e esta etapa importante da vida democrática.

Helpline Brasil

Conheça o Canal de Ajuda da SaferNet disponível por e-mail e chat para oferecer orientações sobre violações de direitos humanos on-line.

O que é sextorsão?

A sextorsão acontece quando alguém ameaça divulgar um nude para forçar a vítima a fazer alguma coisa. É uma situação horrível, preocupante e que faz a vítima se sentir muito sozinha. Mas a gente vai começar a falar sobre isso. Esse vídeo ajuda a informar sobre o assunto.

Pode falar - Unicef

O “Pode Falar” é um canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, em parceria com diversas organizações da sociedade civil e empresas com experiência no tema. O site traz manuais de autocuidado, autotestes, vídeos, conversas com especialistas, dicas de jovens sobre como superaram situações difíceis e o serviço de atendimento individual.

Como responder à discriminação contra mulheres?

Vídeo com dicas sobre como enfrentar estas violências com contranarrativas, dados e informação sobre canais de denúncia.

Você defende os Direitos Humanos?

Você realmente sabe o que são Direitos Humanos? (SPOILER: Tem tudo a ver com você ;)) Vídeo da SaferNet para celebrar o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Privacidade na Era Digital

O Dialogando reuniu especialistas em segurança digital, sociologia e privacidade de dados para debater as causas e consequências de posturas inadequadas on-line. No encontro também foram discutidos os novos conceitos de privacidade. Clique para saber mais!

#TemHoraPraTudo

Todas as suas conexões são importantes. / E merecem ser vividas por inteiro. / Mas quando a gente tenta abraçar tudo ao mesmo tempo, não vivemos nada 100%./ Porque tem hora pra publicar./E hora só pra namorar./Tem hora pro grupo de família./ Tem hora pro almoço de família./ E por aí vai. /Só conseguimos viver tudo,/quando vivemos uma coisa de cada vez. #temhorapratudo. Clique para saber mais!

#ChamaPraConversa

Quatro Youtubers bem diferentes mostram que dá, sim, para ter conversas respeitosas sobre temas difíceis na internet. E a gente quer que mais pessoas venham para esse papo. Quer participar? Se você tem entre 16 e 25 anos, valoriza a diversidade e tem a cabeça cheia de ideias para criar conteúdo que valorize respeito e estimule boas conversas na internet, conheça e venha para o #SaferLab: http://saferlab.org.br/

Cyberbullying (Band)

Campanha para alertar sobre o Cyberbullying realizada pela Bandeirantes Televisão para o Ministério Público Federal em São Paulo em cooperação com a SaferNet Brasil em 2017. Foi vítima e precisa de ajuda? Acesse: www.canaldeajuda.org.br

Nudes

Intimidade só se compartilha se for consentida. Então, não entra nessa roubada de zoar sem limites. E mais: Se você vir alguém sofrendo sexting, diga algo! Você pode ajudar a quebrar essa corrente de humilhação.

Gerenciar sua reputação on-line

Vídeo do Google for Education com orientações práticas sobre privacidade e reputação on-line.

Denuncie

Cidadãos digitais enfrentam riscos on-line e podem até tropeçar em imagens ou vídeos que violam Direitos Humanos. A realidade é que nenhum de vocês está impotente e como membro da comunidade on-line, você terá a escolha de recuperar o controle, fazendo a coisa certa e denunciar o que você acredita ser ilegal. Denuncie, não ignore!

Mensagem do TAS

Marcelo Tas apoia campanha do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Você curte a Internet? Você joga online, estuda, trabalha e se diverte na rede? Veja as dicas do Tas para manter-se sempre seguro e navegar com responsabilidade.

Privacidade

É bacana contarmos um pouco de nossas vidas nas redes, falarmos sobre como ela é interessante, mostrarmos fotos daquela viagem irada, né? Mas, já parou pra pensar se publicar tantos detalhes do seu dia a dia não pode ser prejudicial para você?

Diga NÃO ao preconceito

A falsa sensação de impunidade ou de anonimato na rede leva muita gente a ter demonstrações explícitas de preconceito e intolerância, achando que vai ficar por isso mesmo. Não entra nessa, é a maior roubada!

Carnaval

Nesse carnaval, se beber não dirija. E pense bem no que vai postar.

Suas mãos podem mudar histórias

O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que permite que qualquer pessoa se engaje na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações de direitos. As denúncias são encaminhadas diretamente para o Disque 100.

Nudes - MTV Brasil

Por que mulheres tem nudes compartilhados sem autorização? A pergunta pode parecer simples, mas o problema é sério. Confira o vídeo da campanha #pqmulheres da MTV Brasil feita com apoio da SaferNet. Foi vítima? Acessa www.helpline.org.br

Porno de vingança - MTV Brasil

Popularmente conhecida como vingança pornô, essa não é a melhor palavra para definir o problema, mas a pergunta é importante: por que mulheres sofrem com ameaça e chantagem de publicação de imagens íntimas quando o relacionamento acaba? Vídeo da campanha #pqmulheres da MTV Brasil feita com apoio da SaferNet. Foi vítima? Acessa www.helpline.org.br

Cyberbulying - MTV Brasil

Por que mulheres são mais alvo de intimidação e ameaça na Internet? É por questões como essa que a Safernet Brasil está junto com a MTV Brasill na campanha #pqmulheres.

colaboraram para a realização do SID © SaferNet Brasil seja nosso parceiro, faça um doação, entre em contato