Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Uma guerra da sociedade

06/02/2010
Fonte: 
http://www.gazetaderibeirao.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1673344&area=92010&authent=6570FC8DE41773EFCAC426479DC9D7
Autor: 
http://www.gazetaderibeirao.com.br
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

O aumento no número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes é um alerta para a sociedade brasileira. A prática, ao que parece, tem se tornado mais intensa e, assim, acaba naturalmente mais exposta. O problema precisa ser encarado e combatido de frente pelas autoridades, pelos pais e pelos sistemas de ensino e educação no País.

A pedofilia não é um fato novo. Ela está inserida em nossa sociedade e, na maioria das vezes, em doloroso silêncio. A impressionante sequência de denúncias nos últimos dias tem causado perplexidade e tirado o sono de famílias por todo o Brasil. Pais e padrastos têm sido acusados de engravidar garotas de até 9 anos de idade, como ocorreu em Pernambuco, quando uma menina foi submetida a um aborto que se tornou polêmico no mundo todo.

Segundo o site da ONG de combate à violência SaferNet Brasil, dos 91 mil casos de denúncia de violência recebidos pelo sistema em 2009, cerca de 63%, ou 57 mil, indicavam ou incentivavam abuso sexual contra crianças. A maioria deles, cerca de 90%, através do site de relacionamento Orkut.

Para piorar, a imensa maioria das agressões é promovida por pessoas próximas das vítimas, em geral parentes ou agregados, como padrastos, que têm acesso fácil às crianças.

Alguns fatores têm contribuído para que tal problema se torne ainda mais grave. Um deles é a banalização do erotismo, dirigida pela cada vez maior facilidade de acesso à internet —campeã em crimes contra crianças. Na rede, a falta de censura é a principal arma para aqueles que buscam divulgar, comercializar ou consumir conteúdo criminoso. Basta uma navegação rápida para encontrar fotos, vídeos e até grotescos contos eróticos envolvendo crianças.

É preciso pensar na criação efetiva de um sistema de monitoramento —legal— para a internet. Além disso, punições rigorosas precisam ser estabelecidas com a intenção de deixar claro à sociedade que o País está preocupado e que os criminosos não ficarão impunes. A violência, seja ela de qualquer natureza, deixa marcas profundas na personalidade da vítima, especialmente na criança, que vê roubada sua infância e terá que conviver com sequelas pelo resto de sua vida. Não é uma guerra apenas para o poder público. É uma guerra para toda a sociedade.

http://www.gazetaderibeirao.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1673344&area=92010&authent=6570FC8DE41773EFCAC426479DC9D7
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: