Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Ministério Público promove Dia da Internet Segura

10/02/2010
Fonte: 
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/02/10/noticia_minas,i=147335/MINISTERIO+PUBLICO+PROMOVE+DIA+DA+INTERNET+SEGURA.shtml
Autor: 
Amanda Almeida | Estado de Minas
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Especialistas em crimes cibernéticos redefiniram o conceito de bate-papo na internet: nada mais que um perigoso convite para crianças e adolescentes saciarem suas curiosidades. Em Mariana, na Região Central, uma menina de 11 anos caiu na conversa de uma amiga virtual e exibiu-se na webcam interpretando cenas provocantes. Dias depois, “Aninha Fofinha”, como a colega se identificava, ameaçou colocar as imagens na rede mundial.

Assustada e constrangida, a garota de 11 anos tentou suicídio. Ela é apenas uma das 721 vítimas de crimes cibernéticos investigados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG), entre junho de 2008 e janeiro de 2010. Mas, diferentemente do que se pensa, os computadores não são mais capazes de esconder o criminoso. O MPE-MG descobriu que a “fofinha” era um carioca de mais de 30 anos e hoje ele está preso.
 

Hoje, Dia Mundial da Internet Segura, o MPE comemora os avanços nas investigações de crimes on-line. “Não podemos mais dizer que a internet é uma terra sem lei. Semanalmente recebemos muitas denúncias de abusos e, com as novas tecnologias, conseguimos identificar vários autores. São crimes sérios e não podem ficar impunes”, diz a promotora Vanessa Fusco, da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, citando a gangue de pichadores descoberta pela rede de computadores e presa em junho.

Os criminosos pichavam escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e divulgavam fotos com armas de fogo num site de relacionamento. Os rostos nas imagens estavam pintados de preto. Mas um programa de computador foi capaz de “limpar” a foto, permitindo a identificação dos envolvidos. “Eles acharam que podiam se esconder pela internet, mas conseguimos todas as informações necessárias para chegar a eles. Eram jovens de classe média. Os pais nem desconfiavam do envolvimento, mas reconheceram cômodos de suas casas nas fotos do Orkut”, explica Vanessa.

Livro

Mas, no Dia da Internet Segura, o maior objetivo é falar sobre prevenção, em vez de punição. Ontem, o MPE-MG lançou a segunda versão da cartilha Navegar com segurança – Protegendo seus filhos da pedofilia e da pornografia infanto-juvenil na internet. Publicado no ano passado, o pequeno livro era distribuído em escolas públicas e privadas, depois de palestras da promotoria. “São dicas para acessar os sites, e a principal delas é não divulgar informações pessoais nem fotos. Os pais também devem estar atentos ao que o filho está vendo na internet. Durante todo o ano, vamos visitar escolas e falar sobre os perigos da internet”, orienta a promotora de Justiça.

No Colégio Padre Machado alunos receberam a cartilha. “Já sou bem atenta na internet. Tenho Orkut, mas não coloco informação alguma que possa ser usada por criminosos. Nunca tive problemas. O negócio é saber usar com prudência”, diz a estudante Mariana Mendonça Dutra, de 16 anos. Mas, mesmo cuidadoso com as informações divulgadas, o aluno Carlos Henrique Castro, de 18, foi vítima de crime cibernético. “Minha conta no Orkut foi invadida e ofenderam minha namorada. Ela se sentiu muito constrangida. Já pedi para o Orkut acabar com a conta, mas ela existe até hoje com conteúdo ofensivo. Nunca mais entro em site de relacionamento”, conta.

Nesses casos, o Ministério Público pede que a vítima solicite a investigação pelo e-mail crimedigital@mp.mg.gov.br. “Basta um clique para divulgar imagens e dados, mas outro simples toque no teclado não é capaz de evitar a propagação dessas informações. A decisão do clique é da pessoa que está em frente ao computador e, por isso, é fundamental a conversa entre pai e filho”, acrescenta Vanessa Fusco.

http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/02/10/noticia_minas,i=147335/MINISTERIO+PUBLICO+PROMOVE+DIA+DA+INTERNET+SEGURA.shtml
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: