Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Guerra virtual entre torcidas

14/02/2010
Fonte: 
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/2/guerra_virtual_entre_torcidas_64097.html
Autor: 
Janir Júnior e Paula Sarapu

Rio - A violência real entre torcidas de clubes de futebol invadiu o mundo virtual. Torcedores do Rio e outras partes do Brasil criaram uma versão tupiniquim do GTA (Grand Theft Auto), jogo de computador no qual o personagem é um bandido e ganha pontos ao roubar, atropelar e matar pessoas. A versão brasileira divulgada pela Internet envolve guerra entre torcidas organizadas, brigas em estádios, ataques a policiais, emboscadas a ônibus de times rivais e muitas cenas de violência.
 

Foto: Divulgação
Com armas e atuando com outros jogadores, usuário ganha pontos após os crimes e atos violentos que comete | Foto: Divulgação

“É a nova febre. Os jogadores tentam reproduzir as brigas reais, combinam duelos e exaltam os feitos pela Internet”, revela o torcedor do Botafogo que se identifica como Carniceiro 2010 e afirma integrar a Fúria Jovem.

"É um jogo de extremo mau gosto, que banaliza a violência. O que fazemos é investigar se há incitação aos crimes de agressão e vandalismo, para que não aconteçam de verdade”, explicou a delegada da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Helen Sardenberg.

As cenas do GTA Torcidas são de puro vandalismo e algumas acontecem ao som da batida funk carioca. No jogo, o internauta escolhe seu uniforme de torcida organizada e acessórios como touca e agasalhos. Em um módulo, Fúria Jovem e Torcida Jovem do Flamengo se enfrentam nas arquibancadas. Quando policiais intervêm, são alvos de chutes e socos. Em outras opções, ônibus de torcidas se encontram, e o internauta deve atacar os adversários. Há ainda uso de armas, ataque a carros com torcedores e pichações, entre outras formas de violência.

“Já virou mania entre os adolescentes. No site do GTA Torcidas, já são mais de 430 mil acessos”, afirma o estudante R., 17 anos. “Eu não brigo na rua, mas é fato que, mesmo que seja um jogo, incita a violência”. Em comunidades como a Rivalidades Cariocas, com 64.115 membros, no Orkut, torcedores extrapolam as fronteiras das ameaças virtuais. “Saiam do computador e vamos brigar na pista!”, sugere um dos internautas.

Para as crianças, risco é de verdade

A ONG SaferNet alerta para os riscos de um jogo de violência. O psicólogo Rodrigo Nejm diz que GTA Torcidas traz prejuízos para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

“Há jogos que estimulam a criatividade, a estratégia e até a expressão de um pequeno grau de agressividade, que faz parte. Mas este jogo passa do limite do tolerável e torna natural a violência cotidiana. E é aí que mora o perigo”, adverte.

Conversas e agressões vão ser monitoradas

A Delegacia de Repressão aos Crimes da Internet (DRCI) faz diariamente uma ronda virtual para combater crimes na rede. Informados sobre o GTA Torcidas, os investigadores prometem monitorar conversas e agressões virtuais, a fim de impedir que o jogo estimule a violência no mundo real.

Eles afirmam que é possível identificar o criador do programa e os ‘brigões’, mas criticam a legislação, que não acompanha o avanço da Internet. Segundo os policiais, provedores que mantêm esses tipos de site também podem ser autuados.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/2/guerra_virtual_entre_torcidas_64097.html
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: