SaferNet


Criança vítima de cibercrime

Aliciamento On-line

Em caso de aliciamento com chantagem de crianças pela Internet, a principal medida é denunciar ao órgão competente, Polícia Federal ou Ministério Público, para que seja realizada investigação e, conseqüentemente, a prisão do aliciador. Em caso de aliciamento on-line, você também pode denunciar em www.denunciar.org.br.

Você também pode efetivar a denúncia por meio do Disque 100 sempre que souber de uma criança ou adolescente em risco na vida real.

E não se esqueça: Não faça justiça com as próprias mãos, isso só aumenta o perigo da situação.

Se quiser orientação e apoio para alguma situação específica ou mais dicas sobre prevenção, entre em contato.



    Ciberbullying

Os casos de Ciberbullying envolvem envio repetitivo de mensagens para o celular, e-mails, recados no Blog ou em site de relacionamento, vídeos e áudios com xingamentos, ofensas e humilhações entre crianças e/ou adolescentes. O Ciberbullying é uma violência grave que não pode ser encarada como apenas uma brincadeirinha entre colegas. Estas agressões trazem sérios prejuízos ao desenvolvimento psicológico das vítimas. Se algum conhecido está sendo vítima, encoraje-o a denunciar e ajude-o.

As crianças que sofreram algum tipo de ciberbullying não devem esconder o fato de seus pais e educadores. É preciso apontar o problema  para que eles tomem as atitudes necessárias para interromper a agressão e responsabilizar os agressores.

Os pais, assim que souberem que seus filhos sofreram algum tipo de ciberbullying, devem preservar todas as provas, seguindo as mesmas orientações do item difamação ou calúnia na Internet. É fundamental que a vítima saiba que ela não é culpada e receba apoio emocional dos familiares e amigos. Quando a criança apresentar sinais de depressão ou dificuldade prolongada de se relacionar é importante buscar ajuda especializada.

Os professores que souberem ou testemunharem casos na escola podem intermediar a conversa com os pais (das vítimas e dos agressores) para ajudar a solucionar o problema. Muitos pais já foram obrigados a pagar multas e indenizações por seus filhos terem ofendido colegas ou professores pela Internet. É importante que o tema seja amplamente discutido em sala de aula para promover a cidadania também no ciberespaço.

Confira em Dicas e na Cartilha algumas pistas para estimular este debate e evitar novos casos. Trabalhe também a Netiqueta para promover a cibercidadania.

Lembre que, conforme o ECA, crianças e adolescentes NÃO praticam crime. Quando fazem algo tipificado como crime no código penal, estão praticando Ato Infracional, e também serão responsabilizadas, preservando-se a singularidade de pessoas em fase especial do desenolvimento. Além disso, podem ser submetidas às medidas de proteção e/ou sócio-educativas.

O futuro da Internet depende do que fazemos com ela hoje. Ao usar a Internet para agredir e humilhar estimulamos novas leis de controle e proibição. Para manter a Internet livre e aberta amanhã, precisamos usá-la com respeito e ética hoje.

Se quiser orientação e apoio específico, entre em contato.

Voltar ao início

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5