SaferNet


Dicas para Infocentros e Lan houses

No Brasil e no mundo, os governos e a própria sociedade se mobilizam para ampliar as condições de acesso dos cidadãos à Internet, aliando inclusão social com inclusão digital. Exemplos destas iniciativas de massificação do acesso são os inúmeros Infocentros e Telecentros públicos que oferecem acesso gratuito a computadores com Internet.

Além do aumento das ações governamentais, presenciamos no Brasil um verdadeiro fenômeno de proliferação das Lan Houses, espaços que oferecem acesso pago à Internet, geralmente com baixo custo, em muitos bairros e cidades brasileiras não atendidas por programas gratuitos. As Lan Houses contribuíram e ainda contribuem muito para ampliar o número de brasileiros com acesso aos benefícios da Internet.

Fornecer acesso à Internet é intermediar a inclusão nesse novo espaço público de interação social que atrai cada vez mais brasileiros de todas as idades. Como em outros espaços, é preciso criar condições adequadas para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados em sua plenitude. Quando pensamos nas crianças e adolescentes que usam a Internet a partir de Infocentros e Lan Houses, precisamos lembrar que eles merecem atenção e condições especias, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Neste sentido, é preciso que os centros públicos de acesso sejam verdadeiros multiplicadores das noções básicas para assegurar um uso seguro, ético e responsável da Internet no Brasil.

A Cartilha da SaferNet é uma contribuição para este desafio e pode ser divulgada, reproduzida e distribuída com apoio voluntário dos Infocentros e Lan Houses. Além disso, gostaríamos de convidá-los a participar das pesquisas sobre segurança na Internet, que incluem versão específica para os monitores, funcionários e proprietários de Lan Houses. Com elas, podemos elaborar novos materiais didáticos e de divulgação a partir das principais demandas a serem apresentadas.

Oferecemos também um canal de orientação por e-mail para tirar dúvidas e orientar sobre como proceder em caso de usuários em risco na Internet. Lembramos também que, quando encontrarem conteúdos de pornografia infantil, racismo, xenofobia ou outras violações aos Direitos Humanos, você pode denunciar por meio da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Divulgue também a Central em seu estabelecimento. Caso tenha interesse, pode também fazer o cadastro para participar dos espaços de formação e discussão que a SaferNet disponibilizará em breve neste portal.

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5