O que é o Helpline.br?

Somos um canal gratuito que oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e também orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.

Somos uma equipe de Psicologia que faz orientação online. A orientação não é uma psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial. A orientação é dada de maneira breve, pontual e sobre um assunto específico. Caso seja necessário aprofundar o acompanhamento por mais tempo faremos o encaminhamento para um serviço especializado presencial, de acordo com cada caso.

Como funciona?

Nos canais de e-mail e no Chat, acolhemos e orientamos crianças e adolescentes que podem estar preocupados, confusos e enfrentando dificuldades em situações de constrangimento e/ou violência psicológica provocadas por alguma situação vivenciada pela Internet. Os atendimentos são gratuitos e o número máximo de orientações pelo Chat ou pelo e-mail é de 4 (quatro) encontros. A partir do segundo encontro, será preciso um termo de autorização dos pais para a continuidade da orientação de criança ou adolescente, conforme determina o Art. 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Privacidade e Segurança

Nosso canal mantém o sigilo (segredo) e confidencialidade de todas as informações fornecidas pelos usuários. As mensagens são acessadas apenas pela equipe de Psicólogos e só poderão ser reveladas às autoridades em situações de suspeita ou confirmação de grave violência contra crianças e adolescente, obedecendo o previsto no Art. 245 do Estatuto da Criança e Adolescente. Utilizamos técnicas de criptografia (segurança dos dados) para proteger suas informações. Como nenhum sistema de informática é 100% seguro, sugerimos:

  • Cuide da proteção de seu equipamento
  • Acesse de um local no qual se sinta seguro e com privacidade
  • Guarde bem sua senha e não divulgue
  • Mais dicas de segurança on-line

Nossa equipe

Somos uma equipe de psicólogos qualificados para informar, orientar e encaminhar, quando for o caso, a busca por um serviço de atendimento especializado presencial o mais próximo do internauta.

Rodrigo Nejm (CRP 03/03745)

Psicólogo, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e doutorando em psicologia na UFBA. Atua na criação de materiais pedagógicos e pesquisas para prevenção aos cibercrimes contra Direitos Humanos no Brasil. Ministra cursos para educadores e operadores do direitos no âmbito dos aspectos psicossociais do combate e prevenção aos cibercrimes. Pesquisador na área de psicologia, novas mídias, infância, adolescência e sociabilidades.

Juliana Andrade Cunha (CRP 03/02783)

Psicóloga e Psicanalista. Mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem experiência com acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes e em docência no ensino superior, Dedica-se ao ensino e pesquisa de clínica psicanalítica, adolescência, Internet e sociabilidade.

Bianca Orrico (CRP 03/7756)

Psicóloga graduada pela Universidade Salvador (UNIFACS) e com formação em Psicanálise. Tem experiência no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Realizou pesquisas sobre adolescentes, redes sociais e tribos urbanas.

 

Para falar com nossa equipe fora do canal, envie um e-mail para equipehelpline@safernet.org.br ou ligue para (71) 9143-8980. Nossa equipe respeita as regras do Código de Ética profissional do Psicólogo e as normas da Resolução 011/2012 do Conselho Federal de Psicologia. Se quiser mais informações sobre orientação psicológica on-line acesse o site do Conselho Regional de Psicologia e do Conselho Federal de Psicologia.