Perguntas Frequentes

  1. Para quais situações o Helpline pode me ajudar?
  2. Sou adulto, posso ser atendido pelo Helpline?
  3. Sou adulto, fui ofendido ou fizeram um perfil falso com meu nome na Internet. O helpline pode me ajudar?
  4. Posso fazer uma denúncia pelo canal do Helpline?
  5. Fui enganado por um site de vendas na Internet. Posso recorrer ao Helpline?
  6. Recebi uma mensagem por e-mail com vírus, o Helpline pode me ajudar?
  7. Recebi um e-mail solicitando meus dados e fui vítima de fraude. O Helpline pode me ajudar?
  8. Sou criança ou adolescente e estou muito triste, mas não é nada relacionado a Internet. Posso procurar ajuda no Helpline?
  9. Meu relacionamento acabou. Posso pedir orientação no Helpline?
  10. Não estou conseguindo acessar meu e-mail. O Helpline pode me ajudar?
  11. Estou com dificuldade para usar um jogo. Posso pedir orientação no Helpline?
  12. Não estou conseguindo acessar meu perfil numa rede social (Facebook, Orkut, Twitter e etc). Posso procurar ajuda no Helpline?
  13. Não estou conseguindo acessar meu MSN Messenger. Posso procurar ajuda no Helpline?

1. Para quais situações o Helpline pode me ajudar?

Se você é criança ou adolescente, o helpline pode te ajudar a esclarecer dúvidas, dar dicas e orientar o que pode ser feito em situações de risco na Internet, como por exemplo, se foi agredido ou presenciou uma agressão, se foi forçado ou exposto a imagens e conteúdos violência ou se está com medo ou desconfiado de um amigo virtual e etc. Se você é pai ou professor, o helpline pode sugerir ações e dicas de como educar filhos a alunos a navegarem de forma segura na Internet.

↑ Voltar para o topo

2. Sou adulto, posso ser atendido pelo Helpline?

O Helpline é um serviço para crianças e adolescentes ou em benefício delas. Se tiver alguma dúvida, acesse a faqs ou seção de prevenção do portal da Safernet Brasil.

↑ Voltar para o topo

3. Sou adulto, fui ofendido ou fizeram um perfil falso com meu nome na Internet. O helpline pode me ajudar?

Não. Crimes de ameaça (art. 147 do Código Penal); calúnia (art. 138 do Código Penal); difamação (art. 139 do Código Penal); injúria (art. 140 do Código Penal); falsa identidade (art. 307 do Código Penal) são crimes cuja ação penal é privada ou pública condicionada a representação, e depende, por determinação legal, do registro de uma queixa-crime que deve ser formalizada perante uma autoridade policial. Reforçamos a orientação de NÃO RESPONDER nenhuma mensagem e GRAVAR sempre as possíveis provas. Elaboramos um roteiro para orientar os usuários que foram vítimas destes tipos de crime. Leia atentamente as orientações descritas em: http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/calunia

↑ Voltar para o topo

4. Posso fazer uma denúncia pelo canal do Helpline?

Não. O Helpline.br é um canal de informações e orientações, nós não recebemos denúncias. Se você quiser denunciar alguma página na Internet que viole os direitos humanos, acesse www.denunciar.org.br

↑ Voltar para o topo

5. Fui enganado por um site de vendas na Internet. Posso recorrer ao Helpline?

Não. O Helpline.br não orienta situações de estelionato ou problemas com compras na Internet. Recomendamos que, antes de comprar algo pela Internet, você verifique se o site é confiável e reconhecido por outros usuários. Se for um site de anúncios ou leilões, verifique as qualificações do vendedor feitas por outros compradores. Lembre-se também que, ao negociar com uma pessoa física, através de redes de relacionamentos ou mensageiro instantâneo, não há nenhuma prova da confiabilidade do contato, que pode fornecer dados falsos. Procure meios de verificar se os endereços, números de telefone e contas bancárias realmente pertencem às pessoas apontadas.

↑ Voltar para o topo

6. Recebi uma mensagem por e-mail com vírus, o Helpline pode me ajudar?

Não. Apenas orientamos crianças e adolescentes em situação de perigo ou violência na Internet. Para esclarecimentos sobre este tipo de golpe por email, por favor, acesse http://www.antispam.br/

↑ Voltar para o topo

7. Recebi um e-mail solicitando meus dados e fui vítima de fraude. O Helpline pode me ajudar?

Não. Sugerimos que você forneça o mínimo de informações pessoais na Internet para se proteger de golpes e roubos de dados e sempre desconfie de ofertas e promoções mirabolantes.Muitas tentativas de fraude utilizam técnicas de phishing scan para coletar informações privadas do usuário, como senhas de banco e números de cartão de crédito. Existe um banco nacional de phishing mantido e atualizado pela RNP que pode ser consultado.

↑ Voltar para o topo

8. Sou criança ou adolescente e estou muito triste, mas não é nada relacionado a Internet. Posso procurar ajuda no Helpline?

Este canal tem como objetivo principal orientar e ajudar crianças e adolescentes que estão vivendo alguma dificuldade na Internet. Se você está com algum problema que está te deixando triste, sugerimos que você busque ajuda de um adulto de confiança para falar sobre o que está acontecendo, assim eles poderão te ajudar. Existe um helpline chamado 123Alô, você pode acessá-lo pelo endereço www.123alo.org.br ou se você mora no Rio de Janeiro pode ligar 0800 0 123 123.

↑ Voltar para o topo

9. Meu relacionamento acabou. Posso pedir orientação no Helpline?

Se o término do namoro está relacionado com alguma situação de constrangimento/vergonha ou violência na Internet, você pode procurar orientações no Helpline.

↑ Voltar para o topo

10. Não estou conseguindo acessar meu e-mail. O Helpline pode me ajudar?

Não. Você pode buscar no serviço de email que utiliza um link de “configurações” ou “ajuda”, para que você tenha informações sobre o que pode estar acontecendo. Se você não conseguir solucionar o problema, fale com um adulto de confiança para que el@ possa te ajudar.

↑ Voltar para o topo

11. Estou com dificuldade para usar um jogo. Posso pedir orientação no Helpline?

Se sua dificuldade está relacionada a alguma situação de constrangimento/vergonha ou violência na Internet, você pode procurar orientações no Helpline. Se não, você pode buscar no serviço que utiliza um link de “configurações” ou “ajuda”, para que você tenha informações sobre o que pode estar acontecendo. Se você não conseguir solucionar o problema, fale com um adulto de confiança para que el@ possa te ajudar.

↑ Voltar para o topo

12. Não estou conseguindo acessar meu perfil numa rede social (Facebook, orkut, twitter e etc). Posso procurar ajuda no Helpline?

Não. Você pode buscar informações no próprio site da rede social que utiliza. Se você usa Facebook, acesse o link http://www.facebook.com/help/. Para Orkut, acesse http://www.orkut.com/html/pt-BR/additionalterms.orkut.html. Caso precise de ajuda com o Twitter, acesse https://support.twitter.com/ para tentar solucionar seu problema.

↑ Voltar para o topo

13. Não estou conseguindo acessar meu MSN Messenger. Posso procurar ajuda no Helpline?

Não. Você pode buscar informações no próprio site do MSN através do link http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/help

↑ Voltar para o topo