Dia da Internet Segura Comissão Européia INHOPE / INSAFE SaferNet

Seja a mudança: unidos para uma Internet mais positiva

Cadastre sua Atividade

facebook.com/safernetbr twitter.com/safernet instagram.com/safernetbr youtube.com/Safernet

Pega Visão da Vida - Bot Koda

A SaferNet Brasil e o instituto Vita Alere criaram juntos o Koda, um bot do WhatsApp que conecta pessoas que precisam de ajudam com quem quer ajudar, cria cartões personalizados por artistas e oferece dicas e recursos sobre saúde mental.

A Internet Que a Gente Faz

Como a Internet pode ser um espaço cada vez mais positivo, de conexão e inspiração? Uma jornada de 6 meses para refletirmos sobre o nosso bem-estar online - e transformarmos essas conversas em ação. Confira as 6 trilhas de temas que vamos percorrer em comunidade.

Twitter: Manual de Segurança Digital

Novo Manual de Segurança no Twitter. Orientações sobre denúncias, ferramentas de controle da experiência e recursos básicos para gerenciamento da pegada digital. O manual tem a contribuição de @internetlabbr sobre disseminação não consentida de imagens íntimas que inclui o passo-a-passo para identificar este tipo de violência, orientações para denúncia no Twitter e para autoridades e dicas de segurança para o envio de imagens íntimas. Este trabalho conjunto se soma aos nossos esforços para garantir a segurança e liberdade de expressão de todas as pessoas no Twitter e esperamos que sejam uteis e que colabore para uma internet cada vez mais segura.

Instagram - Guia para pais

Seus filhos adolescentes usam Instagram? Vc tem dúvidas sobre privacidade, contato com estranhos e proteção da conta? Confira este guia feito para pais com as dicas básicas para aproveitar a rede com segurança. E lembre, dialogar francamente sobre as oportunidades e riscos é sempre bom. Vale conferir também o Portal para Pais: https://wellbeing.instagram.com/parents

#UmLugarParaVocê - Tik Tok

Conteúdos especiais criados para as mobilizações do Dia da Internet Segura no Brasil. Vídeos, lives e desafios para promover um uso mais positivo das redes.

Bora Engajar

Em 2021, 17 jovens e adolescentes convidados pela Safernet participaram, no SID, da oficina "Bora Engajar?". Com apoio de mediadores e designers, criaram coletivamente conteúdos (cards, stories e stickers) sobre bem-estar digital, que podem ser usados para estimular o papo sobre o tema. O recurso também conta com o roteiro da oficina, que pode ser replicada.

Guia Meninas em Rede

Guia com ilustrações lindas e muita informação sobre direitos humanos de meninas e mulheres nas redes digitais. Sugestões de atividades, mapeamento de redes de apoio, definição das principais violências e caminho para um plano de ação local para ajudar adolescentes a transformarem a internet em um ambiente mais seguro para todas. Criado pela SaferNet com apoio do Unicef.

MP On - Ministério Público do RS

O MP On é um programa do Ministério Público do RS voltado à promoção de educação digital, com o propósito de levar conhecimento a respeito do uso seguro da internet e das redes sociais. Muitos recursos disponíveis: Bot " Fale com a Manú!" com orientações sobre compartilhamento de imagem íntima, Manual de uso seguro, Netiqueta e vídeos de campanha.

Guia Cidadão Digital

Guia de atividades sobre Cidadania Digital do Programa Cidadão Digital 2020 com plano de atividades remotas e presenciais sobre privacidade, reputação digital, ciberbullying, vazamento de imagens íntimas, educação midiática e saúde emocional no contexto digital. Criado pela SaferNet com apoio do Facebook.

Seja Incrível na Internet

Para que as crianças aproveitem a Internet ao máximo, elas precisam estar prontas para tomar decisões inteligentes. Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança.

#DigitalSemPressão

Um guia para te ajudar a ter uma experiência mais positiva, equilibrada e inspiradora no Instagram. vídeos, ilustrações e tutoriais para você explorar o que as redes sociais têm de melhor.

#ÉdaMinhaConta

Campanha de combate ao bullying criada pela SaferNet, Instagram e Unicef. Infográficos, Lives, Stories e muito material criado com a participação de Klara Castanho, MC Soffia, Lorenzo Ravioli e PH Cortes destacando o papel das testemunhas e audiências no combate ao Bullying.

Curso de Segurança Online para Empresas

A privacidade e a segurança devem ser sempre prioridades para as empresas. Neste curso do Google são apresentados os princípios básicos da segurança on-line para que você analise como ela se aplica aos seus funcionários, empresa, usuários e clientes.

Tela Preta: guia para abordar questões raciais em sala de aula

Um guia com sugestões de vídeos para abordar questões raciais em sala de aula, seguindo diretrizes da BNCC e outros marcos da educação básica. Conteúdo super didático criado pelo Coletivo Adélias, finalista do SaferLab.

App Bem-estar Google

Aplicativo desenvolvido pelo Google para celulares Android. Permite ter uma visão geral dos seus hábitos digitais e programar os momentos de desconexão. Vale experimentar e promover uma reflexão sobre como podemos usar as tecnologias de forma mais equilibrada.

EKO - Tecnologias contra a discriminação

Trilhas educativas criadas por jovens finalistas do projeto SaferLab com intuito de ensinar, de forma didática, como usar as ferramentas da Internet para combater a Discriminação Online.

Como Falar de Forma Segura Sobre Suicídio

Como Falar de Forma Segura Sobre Suicídio?

Cartilha para Pais e Educadores: Prevenção do Suicídio na Internet

Suicídio entre adolescentes é um problema de saúde pública e deve ser discutido por pais e educadores. Um dos desafios é saber identificar comportamentos e orientar o adolescente para garantir a sua segurança. No Setembro Amarelo, a Vita Alere produziu, com o apoio da Safernet, do Google e da Unicef, uma cartilha com informações e estratégias para prevenir suicídio entre adolescentes.

Cartilha para Adolescentes: Prevenção do Suicídio na Internet

13% das crianças e adolescentes já foram impactados com conteúdos relacionados a suicídio, segundo dados do NIC.br. Na cartilha "Prevenção de Suicídio na Internet", produzida pelo Vita Alere, com o apoio da Safernet, do Google e da Unicef, o adolescente encontra informações e orientações sobre o que fazer, como superar e onde pedir ajuda sobre o tema.

EAD Educando para boas escolhas on-line

Participe da nova turma do curso a distância "Educando para boas escolhas on-line". São 04 módulos com 10h cada, gratuito e autoinstrucional, com carga total de 40 horas. Criado pela SaferNet Brasil com apoio do Google, o material oferece uma base para educadores trabalharem o uso consciente e seguro da Internet nas atividades pedagógicas e no projeto político-pedagógico, em sintonia com o Marco Civil da Internet e com a Base Nacional Comum Curricular.

Internet com responsa na sala de aula

Todo o educador exerce um papel fundamental na sociedade devido à sua influência e ao seu estímulo sobre o pensar, o questionar, o aprender e, em muitas vezes, o agir das crianças e dos adolescentes. Este guia do NIC.br contém instruções essenciais sobre como usar a Internet de forma consciente e responsável na sala de aula e estimular um uso positivo das tecnologias na escola.

Guia Escola no Mundo Digital

A Escola no Mundo Digital é um guia para famílias, educadores e gestores escolares sobre proteção de crianças e adolescentes no uso de tecnologias nas escolas. Disponível on-line e em formato interativo, o material traz o contexto atual de uso da internet nas escolas e a importância da proteção de dados pessoais estudantis, inclusive frente à exploração comercial infantil. O guia foi elaborado por Instituto Alana, Educadigital e Intervozes, com apoio do NIC.br.

Sextorsão

Confira o vídeo e os materiais de apoio que podem gerar uma discussão sobre esta nova forma de violência online. Sextorsão é a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo - ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira. Em todas as situações, a divulgação de imagens íntimas sem autorização passou a ser crime no Brasil pelo novo art. 218-C do Código Penal.

Infográfico denúncia de Vazamento de Nudes

Se você sofreu alguma ameaça de vazamento ou fotos íntimas suas ou de outra pessoa caíram nas mãos erradas e estão sendo compartilhadas sem autorização, você pode e deve denunciar e pedir ajuda às autoridades. Este infográfico da SaferNet te explica como fazer isso.

#MenosTelas #MaisSaúde

O Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde visa promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes em contato constante com tecnologias digitais, como smartphones, computadores e tablets. O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), complementa e atualiza as recomendações lançadas pela entidade em 2016 sobre o tema.

Checagem de notícias

Plano de aula gratuito traduzido pela Agência Pública para o Dia Internacional do Fact-Cheking. Com tantos desafios para diferenciar as notícias falsas e as informações de qualidade na rede, precisamos estimular a habilidade de checagem e de pesquisa criteriosa na Internet. Este plano de aula é um ótimo caminho.

Checagem de notícias (jogo)

Além do plano de aula, confira o jogo "Cheque isso!" idealizado e elaborado pela organização italiana Factcheckers.it para a IFCN (International Fact-Checking Network). O jogo permitirá a estudantes de ensino médio aprender a checar fatos de maneira divertida e didática. O material foi traduzido para o português pelo Aos Fatos, em cooperação com a Agência Pública, em comemoração ao Dia Internacional da Checagem. Confira.

Debater sobre notícias falsas em sala de aula

Material da Revista Nova Escola sobre letramento midiático e cidadania digital conectado com as competências da Base Nacional Comum Curricular, destacando a importância da pesquisa e da leitura crítica das informações no mundo contemporâneo.

Guia de letramento digital

A nova Base Nacional Comum Curricular destaca a utilização crítica das tecnologias digitais e o uso consciente como parte das competências gerais. O uso seguro e cidadão da Internet é um dos tópicos que podem ser desenvolvidos nestas articulações dentro do currículo escolar, integrando diferentes disciplinas. Confira este Guia sobre letramento digital e crie suas mobilizações na sua escola. Convide seus alunos a refletirem sobre o tema e criar novas abordagens possíveis sobre como estimular o uso positivo das redes digitais.

Internet e eleições

Resultado de debates promovidos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com especialistas da comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, setor empresarial e setor governamental, o Guia "Internet, Democracia e Eleições" traz diretrizes para o combate à desinformação e dicas práticas para que os usuários não sejam vítimas ou compartilhem notícias falsas.

Seja Incrível na Internet (Aulas)

Currículo de Segurança e Cidadania Digital elaborado pelo Google oferece aos educadores as ferramentas e métodos necessários para ensinar princípios básicos de segurança digital e cidadania na sala de aula. Os planos de aula destacam ensinamentos essenciais, que permitem aos educadores preparar os alunos para serem cidadãos bem-sucedidos que saibam cuidar da segurança em um mundo cada vez mais conectado.

Infográfico Mensagens de ódio – SaferLab

Este Infográfico apresenta passo a passo para denunciar conteúdos de ódio ou mensagens ofensivas na Internet, fruto das ações do projeto SaferLab, um laboratório de ideias que apoia o protagonismo de jovens na criação de projetos e conteúdos que ajudam a tornar a internet um lugar com mais diálogo e respeito à diversidade.

Campanha #EuEstou

O #EuEstou surgiu para que possamos falar sobre suicídio, sem medo. Muitas pessoas sentem as mesmas coisas e esta campanha ajuda a dialogar sobre o tema. Uma série de vídeos produzidos por PC Siqueira e M.M., com a supervisão da psicóloga Karen Scavacini do Instituto Vita Alere está disponível na página #EuEstou no Facebook e no @euestou no Instagram. Além da indicação da linha de emergência do Centro de Valorização da Vida (CVV), o material traz dicas sobre como identificar se um amigo precisa de apoio também.

Guia de discussão 13 Porquês

13 Reasons Why é uma série de ficção que aborda questões delicadas enfrentadas na vida real por adolescentes e jovens, como violência sexual, abuso de substâncias, bullying, suicídio e violência à mão armada. As informações do Guia de discussão são destinadas a ajudar o público a entender as várias questões abordadas na série e a estimular diálogos produtivos sobre os assuntos, valorizando o sentimento de empatia pelo próximo. Lembramos que é importante considerar a idade indicativa da série, 16 anos. A versão brasileira deste Guia foi adaptada pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Aplicativo Family Link (mediação parental)

O app Family Link permite que você estabeleça regras digitais e oriente seus filhos enquanto eles aprendem, brincam ou jogam, sejam eles crianças ou adolescentes. Para crianças menores de 13 anos (ou a idade mínima de consentimento no seu país), o Family Link também permite criar uma Conta do Google como a sua, com acesso à maioria dos serviços do Google. Ensine a encontrar conteúdo de qualidade.

Sem meu consentimento, não

O Facebook se juntou com à Cyber Civil Rights Initiative (CCRI) e a Safernet Brasil para oferecer dicas e conselhos para qualquer pessoa que possa se deparar com conteúdo abusivo relacionado ao compartilhamento de imagens íntimas não consensuais (IINC), também conhecidas como pornografia não consensual ou "pornografia por vingança". Veja dicas práticas de configuração, denúncia e como encontrar apoio.

Biblioteca de Alfabetização Digital Facebook

Encontre planos de aula projetados por especialistas para ajudar os jovens a desenvolver as habilidades necessárias para navegar pelo mundo digital, consumir informações de forma crítica e produzir e compartilhar conteúdo de forma responsável. Projetadas para serem interativas e envolventes, essas lições envolvem discussões em grupo, atividades, testes e jogos que foram criados em conjunto com os adolescentes. Use-os de forma coletiva ou individual na sala de aula, como parte dos programas depois do horário escolar, ou até mesmo em casa.

Crie sua contra-narrativa - SaferLab

Guia incrível do projeto SaferLab com ferramentas e boas práticas para criação de "contra-narrativas" ao discurso de ódio. O Tool Box inspira a hackear esse tipo de discurso: entender de onde ele vem, do que é feito, como funciona e desmontá-lo por dentro. Com ilustrações lindas, ajuda a debater o tema em diferentes contextos.

Cartilha Helpline

Nova cartilha da SaferNet sobre o Helpline BR, um canal de ajuda on-line e gratuito (www.canaldeajuda.org.br) para tirar dúvidas sobre perigos na rede e ajudar quem sofre algum tipo de violência, chantagem ou discriminação na internet. Tem ilustrações, quiz e muita coisa bacana para você conferir!

A Web Que Queremos

Tradução em português do Brasil do livro The Web We Want, publicado pelo European Schoolnet e parceiros, trazendo vários exercícios que convidam para o debate sobre o futuro da Internet, liberdades online, privacidade e cidadania digital. Para versões em outros idiomas: webwewant.eu

Guia #Geração Digital: Adolescentes Seguros na Web

O Guia "#Geração Digital: Adolescentes Seguros na Web" foi desenvolvido pelo Google para auxiliar professores nas atividades sobre o uso seguro da Internet. O guia inclui sugestões práticas de exercícios, reflexões e debates para que os alunos aprendam a usar as fontes de informação de maneira crítica, incorporem o conceito de cidadania digital, desenvolvam habilidades para reconhecer situações de risco e adotem medidas de segurança em suas contas.

A Web Que Queremos (para Educadores)

Novo Guia para Educadores desenvolverem atividades relacionadas ao Guia paradidático "A Web Que Queremos". Um conjunto de planos de aula para estimular a reflexão sobre uso cidadão da Internet, práticas de segurança online e ainda explorar conteúdos de diferentes disciplinas curriculares no Fundamental II e Ensino Médio.

Jogo "Cittadino"

Professores de Cidadania Digital do Colégio Dante Alighieri criaram um jogo no contexto do #SID2019: “Cittadino” (cidadão, em italiano). O jogo de cartas gera reflexões acerca de nossas atitudes e posturas enquanto cidadãos no mundo digital, de forma muito divertida. O vencedor será aquele que acabar primeiro com as cartas recebidas. Mas nada impede que você imprima suas cartas (frente e verso), reúna a sua turma, leia as situações descritas e crie suas próprias regras. Licença CC-BY-NC 4.0 Sua criatividade é o limite, mas fique ligado: jogo legal é jogo seguro! Criação: Adriano Leonel, Barbara Endo e Celise Correa, apoio Luiza Ribeiro. Bom jogo!

Guia #Internet com Responsa

O Guia "#Internet com Responsa - Cuidados e responsabilidades no uso da Internet" criado pelo NIC.br busca orientar os pais, responsáveis e educadores em temas como exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem e reputação, cyberbullying, discriminação racial, discurso de ódio, danos e riscos da prática de nude selfie ou sexting, direitos autorais e plágio.

#FIK DIK

Material complementar do Guia #Internet com Responsa - Cuidados e Responsabilidades no Uso da Internet, com dicas especiais para o público adolescente.

Guia “#Internet com Responsa +60

Guia #Internet com Responsa +60 – Cuidados e Responsabilidades no Uso da Internet lançado pelo NIC.br nas comemorações do Dia do Idoso. Recomendações para que esse público possa aproveitar todo o potencial da rede. Dicas sobre configurações de privacidade, senhas fortes, e muito mais.

Guia Internet Segura para seus Filhos

Dicas para que as crianças possam aprender de forma divertida a se proteger. Estimula a aprendizagem de dicas de segurança on-line em família, desde os primeiros cliques. O Guia criado pela equipe do CERT.br do NIC.br oferece sugestões para que pais e responsáveis possam orientar seus filhos a usar a Internet com mais segurança e aproveitar ainda mais todas as oportunidades que ela tem a oferecer.

Cartilha Internet Segura - Crianças

Guia desenvolvido pela equipe do CERT.br com dicas e orientações para debater uso seguro da Internet com crianças. Jogos, desafios e muitas orientações para aproveitar ainda mais todas as oportunidades a Internet tem a oferecer.

Desafios - Internet Segura para Crianças

Conheça os desafios que a equipe do CERT.br criou para brincar e aprender mais sobre segurança on-line. Caça palavras, palavras cruzadas, dominox, desenhos para colorir e muito mais.

Panfleto - Ransonware (CERT.br)

Você sabe o que é ransomware? Sabe como se proteger? Aprenda aqui os cuidados básicos para não ser vítima com as dicas do CERT.br

Guia UNICEF Internet Sem Vacilo

Para ser aquela pessoa que todo mundo quer ter como amiga ou amigo nas redes sociais, é preciso saber usar a internet sem vacilo. Confira as dicas deste guia, compartilhe a ideia e ganhe curtidas de toda a galera. Você pode ajudar a transformar a internet em um lugar ainda mais bacana.

Cartilha CERT.br

Navegar é preciso, arriscar-se não! A Cartilha de Segurança para Internet do CERT.br contém recomendações e dicas sobre como você pode aumentar a sua segurança na Internet.

Guia "É Bom Saber"

Permaneça seguro on-line. Explore dicas rápidas e instruções que explicam o que você pode fazer para se manter seguro na Web.

Jogue e Aprenda: Estar Online

Livro de atividades que visa incentivar pais e professores a falarem de temas como a privacidade e as novas tecnologias com os seus filhos e alunos.

Trégua no Bullying

Por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o UNICEF, a Childhood e parceiros colaboraram para criar um material para ser usado por educadores sobre prevenção da violência contra crianças e adolescentes, abordando os valores olímpicos e os direitos da criança e do adolescente a crescer sem violência.

Twitter

Política contra a propagação de ódio.

Jogo: Meus Dados

Jogo: Senhas

Jogo: Memória

Quiz: Tiro ou Não Tiro?

Quiz: Usando ou Exagerando?

Quiz: Internet Sem Vacilo

Saúde na era digital

Manual de orientação para médicos, pais, educadores, crianças e adolescentes sobre a "Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital". Documento inspirado em estudos e recomendações internacionais e adaptadas à realidade nacional pelo Sociedade Brasileira de Pediatria.

Bullying e Ciberbullying

Este material, desenvolvido com muito carinho e responsabilidade pela Nethics, contempla informações úteis e objetivas sobre o bullying, seus personagens, como prevenir e agir diante do problema.

Boletim Internet e Adolescência Digital

Boletim voltado para educadores com resultados de enquetes e pesquisas feitas pelo Unicef sobre o impacto do comportamento de adolescentes na Internet e recomendações da Safernet e Unicef sobre como construir soluções conjuntas para o uso da Internet segura.

Policy brief (ISOC)

Documento que eu apresenta um conjunto de princípios orientados à formulação de políticas públicas relacionadas com o tema da Criptografia.

Encryption brief (ISOC)

Explica o be-a-bá da criptografia e destaca os problemas associados a propostas de enfraquecimento e proscrição de tecnologias criptográficas.

colaboraram para a realização do SID © SaferNet Brasil seja nosso parceiro, faça um doação, entre em contato