Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Dia da Internet Segura 2010

10/02/2010
Fonte: 
http://www.ipjornal.com/noticias/420030_dia-da-internet-segura-2010.html
Autor: 
www.ipjornal.com
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

A Internet faz parte da nossa vida quotidiana. As crianças e os jovens utilizam-na para estarem em contacto com os seus amigos através das redes sociais, os pais fazem compras e gerem as suas ontas bancárias, e os mais velhos planificam as suas viagens de forma online. Mas a poluição digital está a crescer cada vez mais e representa um grande risco para os utilizadores da Internet – riscos que o Dia da Internet Segura, que se celebra no próximo dia 9 de Fevereiro, levará ao conhecimento do público. A Kaspersky Lab dá apoio a esta iniciativa com uma página Web dedicada a oferecer informação e tutoriais de vídeo sobre como navegar com segurança na Internet: www.kaspersky.eu/stopdigitalpollution.

“Porque haveria eu de ser vítima de um ciber-criminoso se não tenho nada de valor no meu PC?” Esta é a atitude da maioria dos utilizadores que navegam na Internet. As estatísticas, no entanto, revelam que este comportamento é imprudente e implica riscos importantes. De acordo com os peritos da Kaspersky Lab, a poluição digital está a crescer muito rapidamente. Todos os dias surgem 30.000 novas ameaças à Internet, e este número não pára de crescer.

Um inquérito recente realizado pelo Instituto Forsa para a associação alemã BITKOM, revelou que aproximadamente 38 por cento dos utilizadores da Internet com uma idade média de 14 anos já foram afectados pelo crimeware. O estudo também mostra que os sites de redes sociais se transformaram numa plataforma particularmente popular para a distribuição de malware. “Acreditamos que o crimeware que explora as redes sociais será uma das ameaças que mais vão crescer em 2010”, considera Ricardo Hernández, director técnico da Kaspersky Lab Iberia. “Apoiamos completamente a iniciativa do Dia da Internet Segura, já que ajuda a promover um uso mais responsável e seguro da rede, especialmente entre as crianças e os mais idosos”.

Crianças e adolescentes: pensem antes de postar!

A forma como se usa a Internet depende sobretudo da idade. De acordo com as estatísticas, o grupo de idade compreendido entre os 12 e os 19 anos utiliza a Internet sobretudo para se comunicar. Estes jovens passam cerca de 50% do tempo em que estão diante do computador a navegar pelas redes sociais, a usar serviços de mensagens instantâneas e a enviar e a receber mensagens de e-mail. Muitos ainda não sabem, ou não se preocupam, que a falta de medidas de segurança pode permitir que qualquer um aceda à sua informação. Qualquer pessoa pode, por exemplo, utilizar uma ferramenta de busca para obter dados pessoais de perfis do Facebook ou de listas da Amazon. E podem utilizar esta informação para criar um perfil pessoal completo. Também é importante ter em conta que, por vezes, é impossível apagar completamente fotos ou comentários que tenham sido publicados em páginas de redes sociais. Isto pode, por exemplo, fazer com que uma empresa potencialmente empregadora não considere um determinado candidato, porque se deparou com uma foto comprometedora, que pode até ter já vários anos. “Pensem antes de postar”, o lema do Dia da Internet Segura 2010, pretende ser o guia a seguir quando se utilizam redes sociais.

Até mesmo as pessoas – como a maioria dos adultos e idosos – que não passam todo o seu tempo livre na Internet estão expostas a perigos cada vez maiores e cenários de ataques mais sofisticados. De acordo com os peritos da Kaspersky Lab, esta é uma das maiores tendências para 2010. “Acreditamos que este ano nos vai trazer malware muito mais sofisticado, que causará problemas inclusive aos utilizadores ocasionais da Internet”, adianta Ricardo Hernández. “Se um computador não estiver protegido por um programa antivírus actual, os ataques de phishing e o malware que se descarrega quando se navega por uma Web infectada farão todos os estragos que conseguirem. Só um clique do rato é suficiente para instalar software malicioso no computador e, a partir daí, é possível aos ciber-criminosos espiar as nossas passwords, a informação dos nossos cartões de crédito e as nossas contas bancárias.

 

http://www.ipjornal.com/noticias/420030_dia-da-internet-segura-2010.html
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: