Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Concurso de vídeos “Tecnologia Sim” premia os vencedores

29/01/2010
Fonte: 
Assessoria de Comunicação SaferNet Brasil
Autor: 
Equipe de Comunicação
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

    Roteiro, criatividade, originalidade, conteúdo e informação foram os principais critérios avaliados pelos jurados para definir os vencedores do Concurso de vídeos “Tecnologia sim. Conecte-se com Responsabilidade”. A disputa foi acirrada e cada ponto a mais na avaliação fez toda a diferença.
   
    Os grupos de adolescentes que ganharam são dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará. Primeiro e Terceiro lugar são alunos da Fundação Bradesco. Além deles, três menções honrosas também foram escolhidas entre os 54 audiovisuais e educadores que se destacaram.

Hora de conhecer os vencedores!

    O primeiro lugar ficou com o grupo Caps Loop criador do Jornal Caps Web. O vídeo feito em animação é da cidade de Itajubá, Minas Gerais. Os adolescentes Carina Maduro, 14, Jonas Davydson, 18, e Jonatas Wesley, 18, da Escola de Educação Básica e Profissional Professora Maria Antonieta de Melo, da Fundação Bradesco de Itajubá, ganharam um Netbook cada. A escola, a educadora e facilitadora do grupo, Rosileide Santos Alvarenga, foram contempladas com um Notebook.
   
    O segundo lugar é de Caçapava, São Paulo. O bom conteúdo e a didática chamaram a atenção dos jurados na hora de premiar o grupo Taiadinha Comunicação, criador do vídeo Conectadas. As garotas Amanda Guimarães, 15, Juliana Cursino, 15, Lídia Araújo, 15, e Thaís Ramos, 16, ganharam um Mp4 cada uma. Elas fazem parte do Grupo de Assistência ao Menor Trabalhador, que ganhou um Notebook e o facilitador do vídeo, o educador Cassios Pinheiro, ganhou uma câmera digital.
   
    O terceiro lugar foi para o grupo FBParagominas, responsável pelo vídeo Uso adequado da Internet, criado pelas adolescentes Taíres Regina, 16, e Ana Caroline de Souza, 16, da Fundação Bradesco de Paragominas, no Pará. As jovens e a facilitadora Cláudia Campos ganharam um Mp4 cada uma e a instituição, uma câmera digital.
 
    Uma das menções honrosas foi concedida ao grupo Alesaganei, em função do vídeo Amor Virtual. Os adolescentes são da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul. O grupo Juaikaa Mirim, com o vídeo Um dia como outro qualquer, também recebeu menção honrosa. Os adolescentes são da cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.
  
     Os jurados decidiram ainda destacar o empenho da facilitadora Perla Toledo Matos, por ter orientado mais de 32 dos vídeos inscritos. A educadora é do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Borda da Mata, Minas Gerais. Os vídeos vencedores estão sendo exibidos no estande do NIC.br / CGI.br durante a Campus Party, em São Paulo, até o domingo, dia 31/01, e podem ser conferidos pelo site da SaferNet: www.safernet.org.br. Todos os vídeos inscritos continuam postados no site do concurso: www.tecnologiasim.org.br
   
    Além do Brasil, seis países realizaram simultaneamente o concurso: Argentina, Bolívia, Costa Rica, México, Paraguai e Venezuela. Os três vídeos vencedores no Brasil continuam disputando a etapa regional. Os vencedores internacionais serão conhecidos no Dia Mundial da Internet Segura, 9 de fevereiro.
   
    “Tecnologia Sim. Conecte-se com Responsabilidade” foi organizado no Brasil pela SaferNet Brasil em parceria com a Save the Children e Chicos.Net, com patrocínio da Google, CGI.br, NIC.br e Petrobras. A iniciativa contou com apoio da Ecpat, DPF, MPF-SP, MP-RJ, ABMP, Propeg, ABCID, Andi e Rede Sou de Atitude. .

Sobre a SaferNet Brasil

    A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, nem religiosa, nem racial, fundada em 20 de dezembro de 2005, por um grupo formado por cientistas da computação, professores universitários e pesquisadores. A SaferNet Brasil criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denuncie.org.br) que, desde 2006, oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado por meio da Internet. O serviço, operado em parceria com o MPF, o DPF e o Disk 100 do Governo Federal, atende os rígidos padrões técnicos e operacionais fixados pelos organismos de padronização e certificação internacionais.

Assessoria de Comunicação SaferNet Brasil
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: