Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

"Pense antes de postar" é o lema do Dia da Internet Segura

09/02/2010
Fonte: 
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4254175-EI4802,00-Pense+antes+de+postar+e+o+lema+do+Dia+da+Internet+Segura.html
Autor: 
Redação Terra
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Com o tema "Pense antes de postar", ocorre hoje em todo o mundo o Dia da Internet Segura. O evento anual quer promover o uso mais seguro e responsável de tecnologias online e de celulares, principalmente entre crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, mais de 500 eventos em 50 países ocorreram no Dia da Internet Segura.

» Segurança: conheça o "Família Protegida" Terra
» Siga o Terra no Twitter

Em 2010, o Dia da Internet Segura pretende levantar a questão de que, quando alguém publica alguma coisa na web, esse conteúdo fica disponível por um período indefinido e acessível por qualquer um, podendo ter sérias consequências, e as crianças e adolescentes precisam ter consciência de que precisam controlar sua identidade online. Para os pais, ficam as questões sobre os filhos:

1) Se eles usam as configurações de privacidade oferecidas pelas redes sociais?

2) Aceitam amigos online em quem podem confiar?

3) Publicam fotos pessoais depois de pensar um pouco?

4) Publicam fotos de seus amigos com sua permissão?

De acordo com o diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, esse tipo de mobilização é necessária para que as pessoas possam utilizar a internet com o máximo de segurança e para prevenir casos de armadilhas e golpes aplicados na rede.

"Neste dia será feita uma mobilização para conscientizar a população de que a internet é um espaço público. Por isso, temos que tomar cuidado e nos comportar na internet como fazemos pessoalmente", diz ele à Agência Brasil. O objetivo é mobilizar o máximo de instituições para que aumente a prevenção de abusos.

Na definição da Insafe, comissão da União Europeia que promove a web protegida e criadora do Dia da Internet Segura, "a tecnologia tornou todos, e principalmente os mais jovens, criadores de informação, fotos e vídeos, e podemos gerenciar nossa identidade online de um modo que pode nos tornar 'celebridades'. Embora tragam novas oportunidades de expressão pessoal e criativa, as novas tecnologias podem levar a situações traumáticas e embaraçosas".

Um dos exemplos citados pela Insafe são fotos comprometedoras que podem continuar online anos após terem sidos publicadas, assim como podem comprometer um candidato em uma vaga de emprego no futuro. "Crianças e adolescentes precisam ter o conhecimento para gerenciar sua identidade online de maneira responsável para manter seu controle, e ao mesmo tempo respeotar as escolhas de outras pessoas de postar ou não certas fotos online", diz a Insafe.

No Brasil, o Dia da Internet Segura conta com apoio da Safernet, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil. Entre as atividades previstas estão um debate na sede do CGI, em São Paulo, um chat online no Terra com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet, um debate na TV no canal Futura e diversos eventos locais em todo o Brasil envolvendo empresas, governo e o Ministério Público.

Mais informações sobre o Dia da Internet Segura, assim como a agenda completa de eventos locais e diversas atividades para crianças, podem ser consultadas no site www.diadainternetsegura.org.br.

"A gente faz um convite para que as pessoas se inscrevam em atividades. Educadores, membros de associações e ONGs podem entrar no site e colher informações e materiais educativos", diz Nejm. No site, há materiais em forma de cartilhas ilustradas, histórias em quadrinhos para as crianças, dicas para os educadores e orientação para os pais.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4254175-EI4802,00-Pense+antes+de+postar+e+o+lema+do+Dia+da+Internet+Segura.html
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: