Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

MPF e SaferNet promovem oficina para professores sobre riscos da Internet

05/02/2009
Fonte: 
Assessoria de Comunicação da SaferNet Brasil / Procuradoria da República do Estado de São Paulo - Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos
Autor: 
Equipe SaferNet
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil



Release Assessoria de Comunicação da SaferNet Brasil / Procuradoria da República do Estado de São Paulo - Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos

Atividade faz parte da programação brasileira do Dia Mundial da Internet Segura, dia 10 de fevereiro, campanha da qual o Brasil e mais 65 países fazem parte.

05/02/09 - As atividades do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, no próximo dia 10 de fevereiro, começarão às 10h, com a oficina “Navegar (com segurança) é preciso! A educação para o uso ético das novas tecnologias”, promovida pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Procuradores da República integrantes do grupo e o diretor de Prevenção e Atendimento da ONG SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, ministrarão a oficina destinada aos professores coordenadores de oficina pedagógica de tecnologia, universitários que estagiam nas Diretorias de Ensino no programa Acessa Escola e supervisores de ensino da rede estadual de educação de São Paulo.

Professores da rede privada também podem participar. Há 50 vagas para essa finalidade. As inscrições podem ser feitas diretamente com o Núcleo de Eventos do MPF em São Paulo, pelo telefone 11-3269-5069, ou pelo e-mail nucleodeeventos@prsp.mpf.gov.br .

O objetivo da oficina é apresentar aos educadores as principais situações de risco vividas por jovens e crianças no uso de tecnologias da informação e estimular o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares sobre o tema nas escolas.

“Defender os direitos das crianças e ensiná-las a se protegerem nos espaços públicos é um compromisso não apenas da família, mas também das escolas e de toda a sociedade como indica o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Internet é um espaço público que exige cuidados e novos conhecimentos e, nele, a cidadania também precisa ser plena”, comenta o diretor de Prevenção, Rodrigo Nejm.

“Queremos começar uma discussão com os educadores a respeito do uso das tecnologias de informação, porque o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação não veio acompanhado de uma reflexão mais aprofundada sobre os riscos a que as crianças e os jovens estão expostos e sobre o que seria um comportamento ético no uso dessas tecnologias”, afirmam os procuradores da República Adriana Scordamaglia, Priscila Schreiner e Sergio Suiama, que participarão da atividade.

 

SERVIÇO - A oficina terá duas horas de duração e será realizada no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Largo do Arouche, 302 – 16º andar – Centro – São Paulo – SP). O evento será transmitido em teleconferência para toda a rede estadual de educação e também na Internet, por meio do portal IPTV Cultura (http://www.iptvcultura.com.br).

 

SAFERINTERNETDAY – A SaferNet Brasil e o MPF em São Paulo foram convidados pela Comissão Européia para promover o Dia Mundial da Internet Segura no País, em reconhecimento aos avanços alcançados no combate à cibercriminalidade.

O site brasileiro da campanha Safer Internet Day 2009 (www.saferinternetday.org.br) já está no ar e tem como proposta mobilizar os brasileiros para o próximo dia 10 de fevereiro. A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede InSafe, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 56 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com 65.

Estão previstas inúmeras atividades desenvolvidas em parceria com diversas instituições, dentre elas Google Brasil, MySpace, TV Globo, TV Futura, Habbo, TV Cultura, MTV, Secretaria da Educação de São Paulo, Departamento da Polícia Federal, Abranet, UOL, Yahoo, TIM, WCF e Comitê Gestor da Internet.

 

CONTEÚDO – O site brasileiro acaba de receber uma grande contribuição da TV Globo, que produziu um vídeo exclusivamente para a campanha do Dia da Internet Segura. O site também reúne uma série de materiais voltados para a área de prevenção, como cartilhas e dicas. Há também link para um canal específico no Youtube com vídeos sobre o tema, inclusive campanhas internacionais. Além disso, há materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda informações para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança.

Um dos atrativos desse ano é a seleção de desenhos. Para participar, basta utilizar a imaginação e criar uma ilustração ou até mesmo uma montagem que sugira dicas de navegação segura e responsável na rede. O material selecionado será postado no site do evento. Um joguinho online também foi disponibilizado para a criançada.

 

OUTRAS ATIVIDADES - No dia 6 de fevereiro, ocorrerá um chat, às 16h, com o diretor de Prevenção da SaferNet Rodrigo Nejm, no site Voz dos Adolescentes (www.vozdosadolescentes.org.br). No dia 9, às 16h30, o procurador da República Sergio Suiama participará de chat no portal UOL. No dia 10, às 15 horas, será realizada coletiva de imprensa na sede do MPF. E, no dia 12, terá o Infobus, às 15h, com jogos e chat, com a participação de Rodrigo Nejm, no site de relacionamento Habbo.

 

PELA EUROPA - O Dia da Internet Segura 2009 será lançado oficialmente em Luxemburgo. No dia 10 de fevereiro, os vencedores do concurso “Quiz” do Dia da Internet Segura receberão os prêmios das mãos da Comissária de Mídia e Sociedade da Informação da União Européia, Viviane Reding. O evento terá como foco as redes de relacionamento, fenômeno recente amplamente utilizado pelos jovens. Os principais sites de redes de relacionamento europeus assinarão um termo de cooperação, no qual se comprometerão a maximizar os benefícios da Internet ao mesmo tempo em que lidam com os riscos para crianças e adolescentes.

Para capacitar crianças e adolescentes a lidar com estes riscos, no Dia da Internet Segura, a Comissão lança uma campanha européia de divulgação e um videoclip sobre ciberbulling, um dos problemas mais frequentes enfrentados pelas crianças na Internet. Graças à cooperação da rede Insafe, TVs públicas e privadas realizarão a transmissão do vídeo na Europa. Uma versão mais longa do video clip será disseminada pela Internet, especialmente nos sites mais populares entre os adolescentes.

A rede Insafe também reúne organizações de todo o mundo para uma feira virtual, de 10 a 24 de fevereiro. Basta acessar o link www.sidfair.org.

 

SaferNet Brasil

Equipe de Comunicação

Daniela Silva (danielasilva@safernet.org.br)

Tassia Novaes (tassianovaes@safernet.org.br)

Beatriz Garcia (beatrizgarcia@safernet.org.br)

 

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Marcelo Oliveira e Fred A. Ferreira

11 3269-5068/5368

 

 

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos