Aumenta número de queixas de exploração sexual de menores no Disque-Denúncia

18/05/2010
Fonte: 
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/5/aumenta_numero_de_queixas_de_exploracao_sexual_de_menores_no_disque_denuncia_81851.html
Autor: 
Redação | O Dia
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional



Rio - Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes cresceram nos três primeiros meses do ano. O Núcleo de Violência Doméstica do Disque-Denúncia recebeu 219 queixas de exploração sexual, 52 a mais que no ano passado. A central registrou queda no total de reclamações de abusos sexuais: 390 até março contra 414 no primeiro trimestre de 2009.

Só em 2009 foram feitas 866 denúncias de prostituição infantil e 1.453 de abuso sexual. A triste estatística será lembrada hoje no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O abuso sexual acontece principalmente dentro da própria família, e a exploração ocorre em redes de prostituição.

No Rio de Janeiro, 100 educadores de escolas públicas e particulares participam hoje de oficina sobre o uso seguro da Internet para jovens. A iniciativa, como O DIA antecipou domingo, se baseou em pesquisa sobre hábitos virtuais de 514 estudantes fluminenses entre 10 e 17 anos.

O trabalho, uma parceria dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, e das ONGs Safernet Brasil e Childhood Brasil, ensinará os educadores a identificar crimes cibernéticos, como aliciamento, difusão de imagens pornográficas e o ciberbullying (humilhação pela Internet). “É preciso que todos conheçam os riscos e saibam se prevenir”, diz a procuradora da República Neide Cardoso, do MP Federal do Rio.